Focaccia

Aprendi a receita desta Focaccia em minha última visita ao Eataly em São Paulo. Já antecipo: não se desmotive caso não acerte a receita de primeira. Embora a receita seja relativamente simples, é um pouco trabalhosa, requer paciência e atenção. A formula perfeita é seguir tentando e não desistir. A Focaccia é famosa em toda a Itália, ancestral semelhante à pizza,  repleta de variações e sabores. Tentei ser o mais especifico possível na receita, pois o preparo é cheio de melindres que fazem total diferença no resultado final. Gosto de servir a focaccia como entrada – ou simplesmente sozinha, acompanhada de uma salada verde fresquinha e um bom vinho branco.

Rendimento: para 4 pessoas
Tempo de preparo: Bastante, mas não se assuste

Ingredientes: focaccia

500 g de farinha (farinha com alto teor de trigo, ou seja, de melhor qualidade, para desenvolver o glúten e segurar os gases da fermentação)
310 g de água
40 g de azeite extravirgem
13 g de sal
5 g de açúcar
15 g de fermento biológico fresco

Cobertura
A receita clássica leva alecrim, sal e é coberta por azeite de oliva. Existem diversas variações.

Nesta receita eu utilizei:
10 tomatinhos cereja cortados ao meio
Ramos de alecrim fresco
Sal a gosto (grosso ou entrefino)

Preparo da foccacia

Em uma tigela misture água, azeite, sal e açúcar. Acrescente metade da farinha até obter uma massa homogênea espessa, mas ainda líquida.

Adicione o fermento e misture bem. Sove a massa acrescentando o restante da farinha até que forme a massa. Ela deve ficar bem lisa, estruturada e a textura fica mole mesmo, parecendo que deu errado (resista à tentação de colocar mais farinha para dar firmeza. Se fizer isso, vai dar errado). Caso a massa grude nas mãos, unte com um pouco de azeite.

Deixe-a descansar por 35 minutos em uma tábua de madeira coberta com um pano úmido.

Modele a massa conforme a assadeira (untada generosamente) retangular (anti aderente) em que irá para o forno. Unte também a massa para não criar uma crosta seca e deixe-a repousar por 30 minutos.

Abra novamente e gentilmente a massa até que cubra toda a assadeira, mantendo a espessura aproximada de um dedo e deixe-a crescer por mais 30 minutos longe do vento.

Faça leves marcações com a ponta dos dedos e despeje um pouco de água morna e azeite extravirgem por cima. Deixe descansar por mais uma hora.  Se você tiver um borrifador, misture o azeite com água: a quantidade de azeite deve ser o dobro da quantidade de água. Borrife a água com azeite sobre a massa, vai encharcar mesmo, mas no forno, a água vai evaporar rapidamente e o azeite restará.

Acrescente o alecrim, os tomates e o sal grosso.

Leve a focaccia ao forno aquecido a 250°C e asse por 20 minutos.

Sirva a focaccia quente e regue generosamente com azeite de oliva de qualidade. Boas garfadas!

Em um devaneio que me persegue, quero testar futuramente a focaccia acompanhada de chimichurri. Tenho a leve sensação que a fusão deste item da culinária italiana vai se encaixar perfeitamente com o molho originário dos pampas argentinos e uruguaios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *