Nhoque com manteiga e sálvia é uma dessas receitas clássicas que impressionam. Umas boas colheres de manteiga, um punhadinho de folhas de sálvia e uma frigideira. É só disso que você precisa para esta receita que é uma explosão de sabor.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes:
Para a massa
1 kg de batatas
1 gema
250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de parmesão ralado fino
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo para polvilhar
Para o molho
100g de manteiga
1 punhado de sálvia
Preparo:
Cozinhe as batatas em água fervente até que fiquem macias. Escorra bem, descasque e esprema formando um purê. Junte a manteiga. Acrescente a gema mexendo sempre. Adicione a farinha e misture bem. Por fim, junte o queijo ralado, o sal, a pimenta e a noz moscada.
Sobre uma superfície polvilhada com a farinha de trigo, coloque a massa e vá formando rolos com a espessura de 1,5cm. Corte em pedacinhos de mais ou menos 2,5cm. Aperte levemente com um garfo para decorar a superfície do nhoque.
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione uma colher (sopa) de sal.
Mergulhe os nhoques na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire, escorrendo bem a água com uma escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte 1/2 colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe dourar por cerca de 1 minuto. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.
Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos para aromatizar. Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Misture levemente até formar um molho liso.
Retorne os nhoques dourados à frigideira e sirva imediatamente.
Curiosidade:
Você sabe porque todo o dia 29 do mês é dia de comer nhoque?
Conta a lenda que São Pantaleão, em um certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu na porta de um lar e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mesmo assim, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.
Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato.