Esse risoto de filé é espetacular. Existem incontáveis sabores e possibilidades quando se fala em risoto, mas essa receita é especial. Em pleno friozinho nada como um risoto acompanhado de um bom vinho, né? Esta é uma opção mais encorpada e incrementada, perfeita para as ocasiões de inverno. Devo falar que esta receita de risoto de filé não surgiu como é hoje. Isto é, aconteceu certo dia de eu não ter massa. Tive que substituí-la por arroz. Estou contando isso simplesmente para ilustrar como é a cozinha de verdade: a gente se vira com o que tem na despensa.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 à 8 porções
Ingredientes: risoto de filé
500 de filé mignon cortado em escalopes
2 xícaras de arroz especial para risoto
300 g de cogumelo paris cortados em fatias
1 taça de vinho branco que você beberia
2 colheres (sopa) shoyu
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de manteiga
1 punhado de salsinha picada
1 colher (chá) açúcar
150 g de parmesão de boa qualidade ralado
Orégano seco
Para o caldo
2 tomates (preferencialmente o italiano) cortados em gomos
1 cenoura grande cortada em rodelas
2 dentes de alho amassados com casca
8 ramos de salsinha
1 talo de salsão
1 buquê garni (sálvia, orégano, tomilho, manjericão, louro)
1 colher (sopa) sal
Preparo do risoto de filé
O caldo
Coloque todos os ingredientes em uma panela caldeirão, adicione dois litros de água e deixe ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixíssimo, de modo a não movimentar muito a água, tampe a panela e cozinhe por uma hora. Após retire os ingredientes com a ajuda de uma escumadeira e comece a preparar o risoto.
O risoto
Tempere o filé mignon com sal, pimenta, açúcar, orégano, salsinha. Em uma frigideira coloque uma colher (sopa) de manteiga e doure o filé. Para essa quantidade recomendo dourar uma metade e depois a outra, para evitar que a carne perca o sulco. Assim que estiver ao ponto reserve. Na mesma panela coloque uma colher de manteiga e cozinhe os cogumelos com o shoyu até que fiquem al dente. Por aproximadamente 5 minutos. Reserve.
Coloque uma colher de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murche. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
Assim que o álcool do vinho evaporar, acrescente o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. No processo todo será colocado em torno de 12 conchas do caldo.
O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem.
Importante: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.
Assim que o arroz estiver no ponto, verifique o sal, adicione a carne os cogumelos e o queijo parmesão. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente.
Sirva no prato, finalize com azeite de oliva, folhinhas de salsinha e pimenta do reino moída na hora. Este risoto de filé carece de um bom vinho Malbec. Fica a dica.
O risoto caprese é outro risoto que é digno de estar em em suas refeições. Mais uma dica. Boas garfadas!
eu amo cozinhar mais meu
prato predileto e risoto.