Fusilli apimentado ao molho de vinho e nata é uma receita autoral inspirada no Fettuccine ao vinho do restaurante Usina das Massas, inclusive esta massa eu comprei lá. Ela faz toda a diferença no prato, mas você pode substituir por outra massa fresca ou então seca de sua preferência. Tenho certeza que esse prato vai fazer o maior sucesso na sua casa. Prepare-o e depois me conte como ficou.
Ingredientes:
500 g de filé mignon cortado em escalopes
720 g de massa fresca (eu utilizei fusilli longo com pimenta na própria massa) ou 500 g de massa seca de sua preferência
300 g de cogumelo paris cortados em fatias
1 cebola picada
200 ml de vinho tinto
300 g de nata
50 ml de shoyo
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em água
1 punhado de salsinha picada finamente
1 colher (sopa) de orégano
Manteiga
2 colheres (chá) açucar
½ colher (chá) nós moscada ralada
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Preparo:
Massa: Aqueça cinco litros de água, acrescente um fio de azeite e duas colheres de sopa de sal. Quando levantar fervura adicione a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu.
Molho: Em uma panela frite a cebola com uma colher (sopa) de manteiga. Assim que ficar transparente adicione o vinho tinto e o shoyo. Diminua o fogo e deixe fervendo até o molho reduzir por aproximadamente 25 minutos.
Tempere o filé mignon com sal, pimenta, açúcar, orégano, nós moscada e salsinha. Em uma frigideira coloque uma colher (sopa) de manteiga e doure o filé. Para essa quantidade é pertinente dourar uma metade e depois a outra, para evitar que a carne perca o sulco. Assim que estiver ao ponto reserve. Na mesma panela coloque uma colher de manteiga e cozinhe os cogumelos até que murchem. Reserve.
Acrescente a nata ao vinho e mexa suavemente. Adicione o amido de milho e misture até que o molho fique espesso. Caso o molho não fique denso, você pode acrescentar mais uma medida de amido de milho.
Incorpore o filé ao molho e mexa para que todos os ingredientes se misturem.
Por último acrescente a massa cozida e finalize com um bom queijo parmesão.
Ual!! Vou fazer com certeza!
Legal Karina! Depois conta como ficou 🙂