A minha lentilha tem uma história. No réveillon de 2015, fui incumbido de fazer lentilha pelos meus amigos. Após a virada rolaria uma festinha particular para umas 50 pessoas e a ideia era, para fins de prosperidade, servir uma cumbuca para cada um. Fogos de artificio, festa acontecendo… acabou que esquecemos da lentilha enquanto o baile seguia firme e forte. Lá pelas 4 da manhã fui ao banheiro e quando voltei não tinha ninguém na pista de dança. Vazia! Fui para a cozinha, de onde vinha barulho, e tava todo mundo atracado na lentilha como se não houvesse amanhã. Resultado é que até hoje as pessoas me pedem a receita da tal lentilha.
Ingredientes: minha lentilha
1 xícara (chá) de lentilha
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 g de bacon em cubos
2 linguiças do tipo calabresa defumada fininha cortadas em fatias
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
2 folhas de louro
1 pimenta dedo de moça picada
Preparo: a minha lentilha
Leve uma panela ao fogo médio.
Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente o bacon, a linguicinha e deixe dourar (eu não coloco azeite, pois utilizo bacon bem magro. Se o bacon que você for utilizar tiver bastante gordura, não é necessário azeite. Ele vai soltar gordura suficiente para você dourar todos os ingredientes).
Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até começar a dourar. Junte o alho, as folhas de louro, a pimenta dedo de moça e mexa por 1 minuto para deixar os aromas uniformes.
Adicione a água e misture bem para dissolver os sabores de todos os ingredientes. Adicione a lentilha, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos até começar a ferver.
Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo de vez em quando, até que a lentilha esteja macia e o caldo levemente encorpado.
Prove e se necessário ajuste o sal. Sirva acompanhada de um arroz branquinho feito na hora. Essa é a grande pedida. E a minha lentilha não fica restrita ao reveillon viu?!?! Ela está presente no dia a dia aqui de casa.
Boas garfadas!