Sobrou 6 claras em casa e não sabe o que fazer? Vamos então ao meu bolo de claras. Quem não gosta daquele cheirinho de bolo saindo do forno? Fazer bolo, antes de tudo, é uma verdadeira aula de química. Mas, além dos ingredientes que devem combinar entre si é preciso seguir pontualmente a receita. Eu criei este bolo de claras após fazer uma massa caseira e sobrar 6 claras. Verifiquei os ingredientes que possuía na despensa de casa e na geladeira para chegar neste bolo grandão e fofinho. Depois de pronto, servi com uma boa colherada de doce de leite uruguaio. Consegue imaginar o sucesso aqui em casa?
Tempo de preparo: 1 h e 30 min
Rendimento: 12 fatias
Ingredientes: bolo de claras
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
6 claras de ovo
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher de sopa de óleo vegetal de sabor neutro Imprescindível. Usei de girassol
Preparo: bolo de claras
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela funda peneire a farinha de trigo junto com o fermento, com a farinha de aveia, a pitada de sal e reserve.
Bata as claras em neve e reserve. Lembrando que para bater as claras na batedeira, no inicio, elas devem ser batidas em velocidade baixa e conforme forem ganhando consistência deve-se aumentar o nível para o máximo. Você sabe que atingiu o ponto de neve, quando pegar, com a espátula um pouco da neve e se ela não cair ou então tentar virar o bowl de cabeça para baixo e a clara em neve não cair. Você atingiu o ponto de neve. Se sentir que os ovos vão cair, volte o bowl ligue a batedeira novamente e bata mais um pouco.
Em outro bowl, na batedeira, bata a manteiga, em temperatura ambiente, com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Se estiver difícil de bater acrescente 1 ou 2 colheres do leite.
Acrescente a mistura de farinha/fermento/sal intercalando com o leite. Bata até ficar homogêneo.
Retire da batedeira e acrescente a essência de baunilha. Em seguida a colher de óleo e as claras em ponto neve, delicadamente, porém sem demora com movimentos circulares de baixo para acima.
Coloque em uma fôrma de buraco no meio (uso uma de 25 cm diâmetro por 9 cm de altura), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno por aproximadamente 35 a 45 minutos à 180ºC. Teste o ponto com um palito de madeira, que furando o bolo,
deverá sair limpo.
Já perdi a conta de quantos bolos racharam no meio por conta da pressa para comer quentinho na hora que sai do forno. Por isso, falo: nunca desenforme um bolo quente. Nessas horas, é melhor inventar o que fazer ao cair na tentação de desenformar. Dica boa a seguir: bolos feitos em formas simples devem ser desenformados frios. Já bolos feitos em formas decoradas dever ser desenformados ainda mornos (se estiverem totalmente frios podem grudar na forma).
Boas garfadas!