Na Itália Bracciola. Aqui no Brasil conhecido como Bife a rolê. Um enrolado de carne italiano com recheio de linguicinha (da Linguiça do Bola), cenoura e salsão. Para fazer é importante escolher um corte mais firme, como o coxão duro ou patinho, pois a carne será cozida na pressão e vai praticamente desmanchar. Outra boa dica é pedir para seu açougueiro cortar os bifes bem finos e de modo que eles fiquem largos, compridos, pois isso vai facilitar muito na hora de enrolar. Bracciola é um clássico saborosíssimo. Nesta receita, preparei de acompanhamento uma polenta mole. Combinação perfeita, vale a pena experimentar.
Ingredientes: Bracciola
800 g de bifes grandes de coxão mole
2 linguiças mignon da Linguiça do Bola
2 cenouras pequenas descascadas
3 talos de salsão
1 cebola grande picada
4 dentes de alho cortados em metades
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de extrato de tomate
1 L de caldo de carne
1 pau de canela
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Azeite de oliva extra virgem
Salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino moída na hora e noz-moscada ralada para temperar Palitos de dente para fechar as bracciolas.
Preparo da Bracciola
Corte o salsão, a cenoura e a linguicinha em palitos finos de 6 cm de comprimento, para caberem dentro de cada bife.
Tempere os dois lados dos bifes com sal, pimenta e noz-moscada. Em uma das pontas coloque dois pedaços de cenoura, dois de salsão e dois de linguiçinha, enrole e prenda com dois palitos de de dente.
Leve uma panela de pressão, sem a tampa, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e doure os bifes rolês em etapas, por 3 minutos de cada lado. Se colocar todos de uma vez só eles vão soltar água ao invés de dourar. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando com azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Junte a cebola picada, tempere com sal e refogue por 3 minutos até começar a dourar. Acrescente o alho, o louro, a canela e mexa por 2 minutos.
Adicione o vinho, deixe o álcool evaporar, coloque o extrato de tomate e mexa bem. Regue com caldo de carne e misture bem raspando o fundo da panela – ajuste o sal.
Assim que ferver, volte as bracciolas para panela, tampe e aumente o fogo para alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
Enquanto isso coloque a manteiga numa frigideira pequena e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa bem por 2 minutos – vamos fazer um roux para engrossar o molho. Desligue o fogo e reserve.
Passado o tempo de cozimento, deixe o vapor sair e abra a panela de pressão. Coe e transfira 1 xícara do caldo do cozimento para a frigideira com o roux e misture bem para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a mistura para a panela com as bracciolas e deixe cozinhar em fogo médio por mais 15 minutos, até o molho encorpar.
Desligue o fogo e finalize com a salsinha picada.
Uma receita tão confortante quanto esta é o Boeuf bourguignon. Clique aqui e confira a receita.
Boas garfadas!