Esta brusqueta com o autêntico molho italiano é o que eu chamo de reaproveitamento com classe. Se você acompanha nosso blog, com certeza já viu esse molho perambulando por aqui. A verdade é que sempre que faço este molho, eu aumento a porção para sobrar e congelar. Foi então que tive a ideia de repousar esta belezura sobre uma fatia de pão italiano. Surge uma bela reprodução e variação da tradicional brusqueta italiana. Minha percepção é que esta vai super bem no inverno, acompanhada de um vinho tinto enquanto a com tomates frescos é mais refrescante e tem a cara do verão.
Ingredientes
1 pão italiano
1 kg de tomates italianos sem pele e sem sementes. (ou 2 latas de tomate pelati)
4 dentes de alho, sendo 2 picados e dois inteiros
30 ml de azeite extra virgem
1/2 colher de chá de açúcar
1 punhado de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta preta moída a gosto
Mozarela de búfala
Preparo
Coloque o azeite e o alho picado em uma panela não aquecida. Leve ao fogo baixo e assim que o primeiro grão de alho dourar acrescente os tomates ou o molho de tomate e também as folhas de manjericão.
Acrescente a 1/2 colher de açúcar (isto reduzirá a sensação de acidez no molho), tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por pelo menos uma hora mexendo as vezes.
Obs: Eu gosto de deixar o molho cozinhando por cerca de 2 à 3 horas em fogo baixo, ficando assim mais grosso, consistente e saboroso. Se você tiver um fogão à lenha vale a pena deixar até mais tempo.
Fatie o pão em pedaços de aproximadamente 1 / 1,5 cm de espessura e leve-o ao forno já pré aquecido para dourar. À 180°C por aproximadamente 3 minutos. Retire o pão do forno, que deverá estar dourado por cima mas ainda macio por dentro, esfregue um dente de alho cortado ao meio, com a parte cortada virada para baixo, salpique uma piadinha de sal e regue um fio de azeite por cima.
Coloque o molho de tomate sobre o pão, adicione a muzarela de búfula e leve ao forno para o queijo derreter. Retire e finalize com folhas de manjericão fresco e um fio de azeite de oliva.