Carbonada é um prato típico do noroeste da Argentina. É uma das comidas mais confortantes que já preparei, perfeita para um dia de inverno. Quem disse que sopa precisa ser comida sem graça? Essa maior prova de que não precisa ser não. A inspiração para esta receita veio do livro Terra de Fogos do chef Francis Mallmann.
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: pelo menos 2 horas
Ingredientes: Carbonada
Para abóbora
1 abóbora cabotiá de aproximadamente 2 kg
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 folha de louro
3 raminhos de tomilho fresco
2 dentes de alho, descascados e esmagados
6 grãos de pimenta-do-reino
1/2 xícara de caldo de carne
Sal
Para o ensopado
500 g de carne cortada em cubos de 2 cm (carne para ensopado: acém, peito, musculo)
1/2 xícara de passata de tomate
1 L de caldo de carne
100 g de bacon em cubinhos
2 cebolas roxas pequenas cortadas em julienne
2 colher (chá) de açúcar
2 cenouras sem pele e cortadas em cubos de 2 cm
1 xícara de vinho tinto seco que você beberia
1 batata baroa grande, descascada e cortada em cubos de 2 cm
1 batata-doce descascada e cortada em cubos de 2 cm
2 espigas de milho cortadas em fatias de 2 cm
2 pêssegos maduros, sem caroço, descascados e fatiados
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 folha de louro
1 ramo de alecrim fresco
4 dentes de alho
1 punhado de salsinha picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Pimenta-do-reino moída na hora
Sal
Preparo da Carbonada
Pré aqueça o forno a 190°C.
Corte os 5 cm superiores da abóbora. Com ajuda uma colher grande raspe todas as fibras e as sementes das duas partes. Espete todo o interior da abóbora com um garfo. Polvilhe generosamente com sal. Coloque a abóbora em uma assadeira, adicione a manteiga, a folha de louro, os ramos de tomilho, 2 dentes de alho e os grãos de pimenta. Junte o caldo de carne e feche com a tampa da abóbora. Asse durante uma hora ou até que a abóbora esteja macia ao ser espetada na lateral com a ponta de uma faca. Se começar a dourar antes de ficar macia, cubra com papel alumínio.
Prepare o ensopado
Aqueça o azeite de oliva em uma panela em fogo moderado. Acrescente o bacon em cubinhos, a folha de louro e o ramo alecrim e refogue até que o bacon fique dourado e solte a gordura. Adicione os cubos carne e os dentes de alho, aumente o fogo para forte e cozinhe até que a carne fique bem dourada de todos os lados. Tempere com sal, pimenta, adicione a salsinha, acrescente o vinagre e deixe ferver até que o líquido evapore. Junte a cebola, a cenoura e o açúcar. Despeje o vinho tinto, espere ferver e deixar borbulhar por uns 5 minutos, ate que o álcool evapore. Adicione a passata de tomates e mexa. Acrescente as batatas cubra com o caldo. Abaixe o fogo, junte o milho e o pêssego. Tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até que a carne e os legumes fiquem macios. Retire a folha de louro e o ramo de alecrim. Acerte o sal.
Para servir esvazie a moranga e coloque-á em um prato fundo com cuidado para não quebrar ou furar a mesma. Com ajuda de uma colher coloque o ensopado dentro da abóbora. Reserve o que sobrar. Ponha a tampa e leve à mesa.
Sirva o recheio em um prato fundo, raspando as laterais da abóbora. Conforme o ensopado for acabando, recheie com mais.
Se você gostou desta receita e está procurando pratos para esquentar as noites frias de inverno, se liga nesse creme de cogumelos (clique aqui).