A receita básica do chimichurri, tradicional molho para churrasco dos pampas argentinos e uruguaios, leva: azeite de oliva de boa qualidade, salsinha e orégano – não varia nunca, mas o restante dos ingredientes fica a critério do autor e da tradição local. Na Argentina o chimichurri é muito democrático, encontramos nos fogões a lenha de fazendas até casamentos da alta sociedade. A minha receita é uma adaptação do chef Francis Mallmann do livro Sete Fogos. Tive a oportunidade de conhecê-lo em Garzon no Uruguai durante a gravação de uma campanha publicitária. Diz ele que fica preocupado que a receita tradicional de chimichurri fique muito gourmetizada. Historicamente este molho para churrasco sempre foi preparado para ser conservado e viajar no lombo de um cavalo, dentro de uma garrafa de vidro, tampada com uma rolha de cortiça. Com essa vasilha em punho o gaúcho raiz preparava o seu assado, regando-o durante o preparo ou temperando na hora de servir a carne. Ingredientes frescos e de qualidade elevam o chimichurri caseiro para outro patamar, deixando-o aveludado e saborosíssimo. Eu me arrepio escrevendo esta receita e imaginando o legado desse molho e a linhagem de gaúchos pátrios que reproduziram ela inúmeras vezes em suas cozinhas. Quero ver esta belezura sendo reproduzida e usada no seu churrasco de domingo. Boas garfadas!
Ingredientes: chimichurri
1 xícara (240 ml) de água
1 xícara de salsinha fresca (medida compactada na xícara) sem os talos
1 xícara de folhas orégano fresco
1 colher de sopa de orégano seco
2 pimentas dedo de moça
10 dentes de alho descascados
1/2 xícara (125 ml) de azeite de oliva extravirgem de boa qualidade
1/4 xícara (60 ml) de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de sal grosso
Preparo do chimichurri
Colocar a água pra ferver em uma chaleira. Coloque a água fervendo em um recipiente, acrescente o sal grosso e mexa até que se dissolva por completo. Deixar esfriar completamente.
Corte a pimenta dedo de moça no meio em sentido longitudinal, retire a membrana branca e todas as sementes. Corte em tiras muito finas e depois pique muito bem. Picar finamente também o alho, a salsinha, o orégano fresco e colocar tudo em recipiente médio, uma tigela ou um bowl. Acrescente o orégano seco, o vinagre de vinho tinto, o azeite de oliva e a salmoura resfriada. Com ajuda de uma colher, misture bem todos os ingredientes. Transfira para um frasco com tampa e levar à geladeira. Pode ser conservado assim por até 3 semanas.
A dica que eu sempre dou é preparar o chimichurri com pelo menos um dia de antecedência para que os sabores tenham tempo de se fundir.
Clicando aqui você verá a foto do meu encontro inspirador com o chef Francis Mallmann.