Todo mundo deveria saber como fazer feijão. Em um bate-papo que presenciei com a Rita Lobo, ela falou: é mais fácil encontrar alguém que faça um bom risoto do que um bom feijão. Eu concordo plenamente com esta afirmação. Porém não deveria ser assim. Não é verdade? Por esse motivo que montei esse tutorial onde explico detalhadamente o passo a passo de como fazer feijão caseiro com muito sabor e maestria. Um bom feijão começa com planejamento, pois ele precisa ficar 12 horas de molho. E logo abaixo vou explicar direitinho a importância deste processo para um feijão caseiro perfeito. Enfim, quer saber como fazer feijão? Vamos lá!
Como fazer feijão: Molho e remolho
O molho e remolho é um passo importantíssimo em como fazer feijão, serve para hidratar os grãos de feijão, diminuir o tempo de cozimento e também ajuda a eliminar as toxinas que deixam o prato indigesto ( e a gente soltando pum). O molho e o remolho são fundamentais. Isso leva 12 horas. Mas você não precisa fazer nada, a não ser trocar a água uma vez (esta etapa é o remolho). As substâncias que dão gases saem do grão e vão direto para a água. A troca da água garante menor concentração dessas substâncias nos grãos.
Lave o feijão em água corrente e escorra. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar , está seco demais para cozinhar e deve ser descartado. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período. Eu costumo deixar o feijão de molho antes de dormir, quando acordo troco a água e antes do meio dia ele vai para a panela.
Rendimento: Cada xícara (de feijão medido cru) serve bem três porções. a minha receita leva duas xícaras (aproximadamente 250 g).
Tempo de cozimento: Na panela de pressão, o feijão que passou pelo remolho precisa de apenas 10 minutos para cozinhar. Leve ao fogo alto e, quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e comece a contar o tempo de cozimento (para 2 xícaras, 10 minutos). Desligue, aguarde a pressão sair completamente. Na panela normal, o feijão precisa de 1 h para amolecer. Cozinhe com a tampa entreaberta e comece a contar o tempo de cozimento depois que ferver, conte 1 h 1 hora, e fique de fique de olho. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar até os grãos fiquem macios.
Como fazer feijão: Ingredientes
2 xícaras de feijão carioca ou preto
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
2 folhas de louro
Carnes: Eu costumo utilizar uma linguiça calabresa defumada fininha + um pedaço de bacon picado (em torno de 100 g) + e escolho uma pedaço de costelinha de porco defumada ou então de lombo de porco defumado. Outra opção que sempre agrega é um pedaço de carne (sem gordura) que sobrou do churrasco. Cozinhá-la juntamente com o feijão irá deixá-la super macia e saborosíssima.
Obs: existem milhões de opções e variações destes ingredientes. Cada cozinheiro tem a sua formula e essa é a minha. Pode tudo: cenoura, páprica, tomate…
Como fazer feijão: Preparo
Escorra a água do remolho.
Leve a penela ao fogo médio e adicione o bacon picadinho. Frite ele e aproveite a gordura para dourar a cebola. Assim que a cebola murchar acrescente o alho e uma pitada de sal. Em seguida adicione a linguicinha, as carnes, a pimenta dedo de moça e mexa para harmonizar os sabores de todos os ingredientes.
Coloque o feijão na panela e adicione água.
Na panela de pressão para cada 1 xícara (chá) de feijão, junte 3 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto e, quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e comece a contar o tempo de cozimento (para 2 xícaras, 10 minutos). Desligue, aguarde a pressão sair completamente.
Na panela convencional para cada 1 xícara (chá) de feijão, junte 8 xícaras (chá) de água. Cozinhe com a tampa entreaberta e comece a contar o tempo de cozimento depois que ferver, que deve girar em torno de 1 hora, fique de olho. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar até o grão ficar macio.
Cuide o sal. Dependendo dos ingredientes que você colocar não feijão, não será necessária a utilização. Costelinha de porco defumada, lombo suíno defumado, bacon… já são salgados. Portanto regule o sal no final.
Sirva, é claro, com um arroz branco e soltinho. Vale também uma laranja fatiada e uma couve refogada. E porque não, uma farofa de banana com bacon.
Como fazer feijão: congelar
Duas conchas é o suficiente para cada pessoa por refeição. Tem gente que come mais, tem gente que come menos. Porcione de acordo com os seus hábitos e rotina. Coloque em saquinhos para congelar ou marmitas, como preferir. A validade é de 3 meses.
Como fazer feijão: descongelar
O ideal é tirar do congelador e passar para a geladeira no dia anterior, assim, vai descongelando lentamente. Pode ser pela manhã, caso vá refogar à noite, para o jantar. Mas também dá para descongelar direto na panela.
Boas garfadas!