Conchiglioni com fonduta, moranga, ricota e sálvia é praticamente um tortéi aberto. Uma receita incrível que preparei para aproveitar um pacote de conchiglioni da Paganini que estava estacionado há tempos na despensa aqui de casa. Conchiglioni é uma massa bem específica, que merece muita atenção do preparo e um carinho com o recheio. Como o formato é de uma concha, dá para caprichar no recheio, tanto na criatividade, quanto na quantidade.
Ingredientes: Conchiglioni com fonduta, moranga, ricota e sálvia
- 250 g de conchiglione
Para o recheio
- 200 g de moranga descascada e em cubos
- 150 g de creme de ricota ?1 cebola picada ?1 dente de alho picado
- 1 ramo de alecrim fresco
- Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Para o molho
- 300 ml de creme de leite fresco
- 150 g de queijo fontina ralado
- 1 punhado de sálvia fresca
- 2 colheres (sopa) manteiga
- Queijo parmesão ralado da hora para finalizar
Preparo
Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um pouco de sal e, em seguida, a abóbora e o alecrim.
Acrescente água somente até cobrir os ingredientes, tampe e aguarde o cozimento. Coloque a água aos poucos para não perder o ponto que deve ser parecido com um purê.
?Tempere com noz moscada, sal e pimenta. Retire o alecrim e com um espremedor bata até virar um purê. Reserve.
Em uma frigideira coloque a manteiga e doure a sálvia. Reserve.
Leve ao fogo uma panela grande com água e sal e assim que ferver, coloque os conchiglionis. Cozinhe até que eles estejam praticamente “al dente” e escorra bem.
Em outra panela aqueça o creme de leite fresco até quase ferver. Junte o queijo abaixe bem o fogo. Mexa até que derreta por inteiro.
Em um refratário coloque o molho de queijo e acomode os conchiglionis cozidos. Recheie com a moranga, creme de ricota e a sálvia. Coloque o parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos para gratinar.
Boas garfadas!
Se você é fã de massa como eu, experimente fazer a sua própria massa fresca com semolina. Outro patamar. Clique aqui e confira a receita completa.