Esse creme de cogumelos têm mais do que um charme retrô. Quentinho, simples, tão confortante para quem cozinha quanto para quem come. É uma entrada perfeita, densa e vigorosa para o inverno. Confesso que tomar esse creme de cogumelos é sentir-se alegre; até prepará-lo levanta meu ânimo. É incrivelmente fácil de fazer, e isso nem é o mais importante. Esse creme de cogumelos dourado, aveludado pelo creme de leite fresco é de verdade puramente confortante. É preciso provar essa sensação. Não necessariamente precisa ser feito no inverno, pode ser consumido no verão, inclusive frio. Mas sabe aquele dia cinza de inverno rigoroso? Então, esse creme de cogumelos vai banir a sua tristeza imediatamente.
Ingredientes: creme de cogumelos
300 g de cogumelos paris frescos
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes caseiro (clique aqui e veja a receita)
1 xícara de creme de leite fresco
½ colher (chá) noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo do creme de cogumelos
Limpe os cogumelos com um papel toalha ou pano de prato. Não devemos lavar os cogumelos e nem deixá-los de molho, pois são como esponjas – sugam a água e isso compromete significativamente a textura e o sabor do creme de cogumelos.
Corte os cogumelos em fatias.
Leve uma panela média com uma colher de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar e em seguida junte os dentes de alho picados. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Se você quiser, pode reservar algumas fatias cruas de cogumelo para decorar o prato na hora de servir.
Coloque o caldo de legumes na panela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando começar a ferver, diminua o fogo e cozinhe por mais 5 minutos.
Transfira todos os ingredientes da panela para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Segure bem a tampa com um pano de prato para conter o vapor. Eu prefiro utilizar um mixer e fazer o serviço na própria panela.
Volte o creme para a panela, adicione o creme de leite fresco, a noz-moscada e leve ao fogo médio, apenas para aquecer.
Sirva o creme de cogumelos a seguir com as fatias de cogumelo crus e um fio de azeite de oliva de boa qualidade.
Eu gosto de comer este creme de cogumelos com uma fatia de pão torrado. Este da foto é um ciabatta com manteiga de sálvia e parmesão ralado na hora. Fica espetacular!
Boas garfadas!