Uma receita simples e prática de creme de milho para esquentar as noites frias de inverno – aquece o corpo, a alma e o coração. Este creme de milho é um exemplo clássico de comfort food (pratos tradicionais que trazem calor para o corpo e serenidade para alma). Cremes e sopas foram criadas com intuito de serem simples. Feitas para molhar o pão dos camponeses na Idade Média, elas tem renascido em vários cardápios. De restaurantes a padarias são oferecidas em versões atualizadas e com variedade de ingredientes e temperos. Neste creme de milho o meu toque foi o coentro em pó que, no meu paladar, combina super bem com milho.
Ingredientes: creme de milho
2 latas de milho-verde
360 ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) coentro em pó
½ cebola picada
1 colher (chá) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo do creme de milho
Abra as latas de milho, escoe a água e despeje todo o conteúdo de uma delas em um liquidificador (reserve a outra lata para o refogado). Acrescente o leite e bata por 3 minutos ou até formar um creme homogêneo.
Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Quando começar a espumar junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Acrescente o milho da segunda lata (se quiser reserve uma colher para decorar o prato na hora de servir). Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e refogue por mais 2 minutos.
Junte o creme batido e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo bem. O creme de milho vai encopar e é exatamente isso que queremos.
Desligue o fogo, decore com o milho reservado e finalize com a salsinha picada. Sirva o creme de milho a seguir.
Eu gosto muito de comer este creme de milho com molho de pimenta tabasco verde. O toque da pimenta dá um contraste super bacana com o adocicado do milho.
Se você gostou desta receita e está procurando pratos para esquentar as noites frias de inverno, se liga nesse creme de moranga (clique aqui) e nesse creme de cogumelos (clique aqui).