Este creme de moranga é uma ótima opção para servir de entrada ou prato principal durante o outono e inverno. Embora também seja uma grande ideia servi-lo frio no verão, na versão de um “consommé”. Este prato é inspiração da Mari Cenci Weckerle, a Guria Natureba que possui diversas receitas bacanas com uma pegada mais saudável. Ela coloca alguns ingredientes a mais no preparo, como pimentão alho e páprica defumada. Eu preferi uma versão mais minimalista e coloquei o meu toque especial na preparação deste creme de moranga.
Alguns pontos super interessantes desta receita de creme de moranga: Eu nunca havia pensado em cozinhar a moranga inteira no forno e utilizar 99% dela. O preparo se dá com a casca e as sementes, descartando apenas o talo da moranga cabotiá. Eu acho muito interessante este reaproveitamento, tanto por questões sustentáveis tanto quanto pela questão dos nutrientes. A cor do creme de moranga, utilizando a casca, fica mais esverdeado. Para os olhos eu confesso que preferiria sem a casca, pois o resultado é uma coloração mais dourada. Fica a seu critério aproveitá-la ou não. Se você preferir uma consistência mais liquida neste creme de moranga, pode adicionar um caldo de sua preferência. Ah, e caso queira, pode preparar a moranga no panela com água fervente ou então no microondas. Antecipo que eu não trocaria nenhum método por este de cozinhá-la inteira no forno, pois a textura e o sabor ficam muito mais intensos.
Ingredientes: creme de moranga
1 moranga cabotiá inteira (com casca e sementes) de aproximadamente 2,2 Kg
400 ml de leite de coco
1½ colher (sopa) de gengibre
1 colher (chá) noz-moscada ralada
Sal e pimenta do reino à gosto
Preparo do creme de moranga
Pré aqueça o forno à 180°C.
Coloque a moranga cabotiá em um travessa e leve ao forno por 2 horas. monitore o cozimento, dependendo do tamanho da moranga pode levar mais ou menos tempo.
Retire do forno e corte em 4 partes. Com cuidado, pois estará muito quente. Eu prefiro deixar esfriar um pouco, antes de levar para o liquidificador.
Transfira 1/4 da moranga cabotiá e do gengibre para o liquidificador, adicione 100 ml de leite de coco e bata até obter um creme liso. Segure bem a tampa com um pano de prato para conter o vapor. Repita esta etapa por mais três vezes com o restante dos ingredientes. Vá reservando o creme de moranga em uma panela.
Leve a panela ao fogo baixo, acrescente a noz-moscada ralada e tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Mexa até atingir a temperatura confortante de um creme de moranga. Desligue o fogo e sirva imediatamente.
Eu coloquei umas sementes desidratadas e defumadas de moranga em cima do creme. Comprei pronta no mercado. Elas dão uma textura crocante e um sabor extra para o creme de moranga. Crutons ou então castanhas de caju também podem ser ótimas opções.
Depois que você se aventurar preparando esta receita, tente reproduzir nosso creme de cogumelos. Também é uma ótima, confortante e quentíssima opção para o inverno.
Boas garfadas!