Fettuccine com camarões espinafre e bacon é uma vertente da all’alfredo. Busquei inspiração na receita original e fiz uma versão mais refinada. Esse prato tem uma aroma intenso de maresia, uma beleza colorida e confortante para os olhos. Combinar o frescor dos camarões com o defumado do bacon, como faço nessa receita, é interessante. O importante é escolher sabores que não briguem entre si. Sinto que o espinafre faz esse meio de campo no prato. O resultado é uma pasta deveras encantadora.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes
500 g de fettuccine
500 g de camarão M (mais fresco possível)
500 ml de creme de leite fresco
3 maços de espinafre sem os talos
180 g de bacon picado
½ cebola picada
3 dentes de alho picados
2 punhados de salsinha fresca picada
1 xícara de parmesão ralado
Sal
Pimenta preta moída na hora
Preparo
Massa
Aqueça cinco litros de água, acrescente um fio de azeite e duas colheres de sopa de sal. Quando levantar fervura adicione a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu.
Molho
Tempere os camarões com sal à gosto.
Em uma panela aquecida doure os cubinhos bacon por cinco minutos ou até que fiquem com o aspecto crocante. Retire-os da panela preservando o óleo e reservando-os em um prato revestido com papel toalha. Isso fará com que que o excesso de óleo seja absorvido, mantendo a crocância do bacon.
Na mesma panela doure o alho e os camarões. um minuto de cada lado é o suficiente para cozinhá-lo sem ficar borrachudo. Em seguida reserve-os em uma tigela.
Na mesma panela coloque um fio de azeite, doure rapidamente a cebola e adicione o espinafre. Elas vão murchar quase que instantaneamente. Cozinhe por uns 15 minutos minutos até murcharem.
Adicione o creme de leite fresco e deixe ferver mexendo de vez em quando. Retorne os camarões à panela, adicione o queijo ralado e a salsinha fresca. Mexa para incorporar todos os ingredientes. Por último adicione a massa, mexa delicadamente e finalize com a pimenta preta moída na hora.