Fettuccine com polpettine modelado nas mãos. Eu gosto de modelar pequenas bolinhas, em harmonia com com os outros elementos do prato. As polpettine preparo com uma linguiça fresca de boa qualidade e um pouco de queijo grana padanno ralado para dar liga. Esta receita é simples, tem sustância e acalenta a alma. Na primeira garfada nota-se tudo em perfeita harmonia.
Ingredientes
320 g de fettuccine
280 g de linguiça fresca de boa qualidade
100 g de queijo grana padano ralado
120 g de ervilhas
100 ml de vinho branco seco
100 g de cogumelos paris frescos
200 g de tomate cereja cortados ao meio
100 ml de creme de leite fresco
1 punhado de salsinha fresca picada finamente
Sal
Preparo
O molho
Retire a pele da linguiça, desfazendo os grumos com as mãos. Adiciona à carne o queijo grana padano, misture bem e molde pequenas almôndegas e distribua em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno preaquecido a 170ºC por cerca de 20 minutos.
Em uma frigideira aquecida coloque as almondegas e rapidamente adicione o vinho branco. Deixe evaporar a bebida, acrescente os tomatinhos e os cogumelos até ficarem macios. Queremos um molho bem reduzido e consistente. Junte o creme de leite fresco, as ervilhas e cozinhe por mais dois minutos. Verifique o sal. Provavelmente não será necessário adicionar, pois as almondegas com o queijo já darão o toque salgado para o molho.
Adicione a massa pronta com 1/3 de xícara da água do cozimento e misture bem. Finalize com a salsinha fresca picada finamente.
A massa
Em uma panela, aqueça cinco litros de água, acrescente um fio de azeite e duas colheres de sopa de sal.
Quando a água estiver fervendo, adicione a massa. Um pouco antes de estar perfeitamente cozida, escorra e transfira rapidamente para a panela do molho, reservando 1/3 de xícara da água do cozimento.