Esta receita de Filé suíno com creme de ervilhas é uma maneira da gente variar o tipo de proteína. Muitas pessoas não tem o habito de colocar no seu cardápio a carne de porco. Além disso este prato é super fácil de preparar, perfeito para um almoço em dia de semana. Outro ponto super positivo é que a ervilha combina muito bem com a carne suína – intenso e delicado ao mesmo tempo.
Rendimento: serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes: Filé suíno com creme de ervilhas
Para o filé suíno em medalhões
750 g de filé mignon suíno
Suco de um limão
1 colher (chá) páprica defumada
2 folhas de louro
1 dente de alho picado
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (chá) de tomilho
1 colher (sopa) azeite de oliva
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Para o creme de ervilhas
300 g de ervilha
2 xícaras de caldo de legumes
1 punhado de folhas de hortelã fresco
100 g de bacon picadinho
Sal a gosto
Preparo do Filé mignon suíno com creme de ervilhas
Coloque os medalhões do filé suíno em uma tigela. Acrescente o suco de um limão, a páprica defumada, as folhas de louro, o dente de alho picado, o alecrim, o tomilho e o azeite de oliva. coloque o sal e a pimenta somente na hora de cozinhar. Esfregue com as mãos para temperar toda a superfície da carne. Deixe marinando por 15 minutos. Enquanto isso prepare o creme de ervilhas.
Em uma frigideira antiaderente doure os cubinhos de bacon e coloque-os sobre um prato com papel toalha para absorver o excesso de gordura. Reserve.
Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água da panela ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe as ervilhas. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo – essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o as ervilhas crocantes. Deixe escorrer bem a água e leve as ervilhas para o liquidificador (reserve algumas para decorar). Adicione o caldo de legumes e as folhas de hortelã. Bata por 1 minuto até formar um creme homogêneo. Regule o sal e retorne para a panela em fogo baixo mexendo sempre.
Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Leve ao fogo médio uma frigideira grande com a lateral alta. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e doure os medalhões por 8 minutos, até soltar da frigideira. Vire com uma pinça e deixe dourar do outro lado. Coloque a tampa na frigideira e cozinhe por mais alguns minutos até que a carne fique passada, mas não seca.
Sirva o filé suíno com creme de ervilhas salpicando o bacon, as ervilhas e folhinhas de hortelã.
Boas garfadas!
Depois que você se aventurar preparando esta receita, tente reproduzir o nosso creme de cogumelos.