Todo mundo deveria saber fazer um frango assado. Eu adoro assar, adoro aquela pele do frango assado dourada, crocante, queimada, caramelizada. Sinto algo muito especial também em usar forno. Achar o ponto perfeito de um frango assado no forno não é coisa fácil, mas é recompensador quando chegamos lá. Esta receita é uma inspiração do chef André Lima de Luca. Lembro-me vagamente de ter visto em algum programa de TV alguém fazendo um frango assado sentado na latinha de cerveja. Isso faz muito, mas muito tempo e na época achei engraçado. Exceto esta vez, eu nunca vi alguém assar um frango assim, mas é um modo bastante simples – é certamente o melhor jeito de preparar um frango assado. E a latinha de cerveja faz toda diferença. Isto porque ela mantem a carne úmida garantindo suculência e também porque o deixa longe da assadeira, fazendo com que o frango asse uniformemente.
Ingredientes: Frango assado
1 frango inteiro sem miúdos (em torno de 1,8 Kg)
3 latinhas de cerveja de fundamento (escolha conforme sua preferência)
1 punhado de folhas frescas de sálvia
1 talo de alho poró picado
1 dente de alho picado
1 talo de salsão picado
1 cebola roxa média picada
1 colher (sopa) mostarda dijon
1 cenoura picada
1 colher (sopa) sal
Pimenta-do-reino moída na hora à gosto
1 xícara de água que você beberia
4 colheres (sopa) de dry rub para frango (clique aqui e veja a receita)
Manteiga e azeite para pincelar o frango
Preparo do frango assado
Em um saco plástico zip lock coloque a cerveja de duas latas, 3 colheres (sopa) do dry rub especial para frango, as folhas de sálvia fresca, a cenoura picada, a cebola roxa picada, o salsão picado, o dente de alho picado, o talo de alho poró picado, a pimenta-do-reino e o sal.
Mexa todos os ingredientes, coloque o frango no saco e feche muito bem deixando o minimo possível de ar dentro. Quanto maior for a parte do frango que ficará em contato com a marinada, melhor. Deixe na geladeira por pelo menos 12 horas e mexa o saco de vez em quando para temperar o frango uniformemente.
Pré aqueça o forno à 140° C.
Retire o frango da marinada, assim como todos os sólidos e reserve o líquido. Com um papel toalha seque o frango.
Com ajuda de um pincel, pincele o frango com azeite e em seguida com uma colher (sopa) do dry rub especial para frango uniformemente sobre toda a pele.
Abra a lata de cerveja, beba 1/3 dela (sim, precisamos da lata com 2/3 da cerveja dentro. Acomode o frango sentado na lata, colocando quase a metade dentro dele.
Coloque o frango sentado na lata em uma assadeira anti aderente. Em volta, distribua todos os sólidos da marinada e 2/3 do liquido (reserve o restante).
Leve ao forno e asse por duas horas à 2 horas e meia.
Fique de olho do forno e acompanhe de perto o frango assado. A cada 30 minutos de cozimento pincele o frango com um pouco manteiga – isso vai ajudar a deixar nosso frango assado extremamente dourado.
Passado o tempo, retire o frango assado do forno e o cubra com papel alumínio.
Enquanto isso leva a assadeira ao fogo algo, coloque a mostarda dijon, o restante da marinada reservada e a água. Mexa bem.
Leve tudo para um liquidificador ou mixer até obter um molho relativamente grosso e aveludado como uma sopa de legumes. Ajuste o sal se necessário.
Sirva o frango assado acompanhado do molho e boas garfadas.
Fiz esta versão usando coxa e sobrecoxa e ficou top!!
Obrigada por compartilhar
Adorei seu feedback. Obrigado pelo carinho!