Frango Thai com brócolis direto da Tailândia. Eu tenho uma amiga tailandesa que me ensinou duas receitas de família super fáceis de fazer e que fogem do tradicional Pad Thai. Estive com ela durante uma manhã aprendendo os segredos da culinária Thai. Óbvio que eu dei um toque abrasileirado ao prato original. Uma das peculiaridades da culinária tailandesa é que as receitas não começam da mesma forma que outras tradicionais com as quais estamos acostumados aqui no Brasil. Aquele primeiro passo que sempre inicia as receitas de temperar a carne com sal e pimenta é totalmente desnecessário na cozinha da Tailândia. O motivo disso é a quantidade de tempero que é acrescentado no decorrer da receita. Todos os sabores são contemplados, o salgado, o doce, o azedo e o picante e o fato de ir adicionando aos poucos enquanto o prato é preparado faz com que a comida adquira um gosto mais que especial. Esta receita de Frango Thai com brócolis é espetacular e nos leva à viagem gastronômica peculiar de aromas e incrivelmente prazerosa.
Rendimento: Esta receita serve bem 2 pessoas
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes: Frango Thai com brócolis
600 g de peito de frango em cubos
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 cebola média picada
1 maço pequeno de brócolis separado em flores
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 colher (sopa) de curry
1 colher (sopa) gengibre picado
200 ml de leite de coco
200 g de creme de leite
1 colher (sopa) shoyu
2 colheres (sopa) de chips de coco
Sal fino à gosto
Pimenta do reino moída na hora
Preparo do Frango Thai com brócolis
Em uma tigela tempere o frango com o sal, pimenta-do-reino, shoyu e misture bem. Deixe marinando.
Enquanto isso lave bem o brócolis em água corrente e retire as folhas. Corte os ramos maiores ao meio no sentido do comprimento – da base do talo até o florete – para que todos fiquem do mesmo tamanho e cozinhem por igual. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe os ramos de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo – essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o brócolis crocante. Deixe escorrer bem a água do brócolis e reserve.
Em uma panela (de preferência Wok), aqueça uma colher (sopa) do óleo de coco, doure por uns dois ou três minutos os cubos de frango. Faça isso em etapas, selando o frango (não à coloque toda de uma vez para não soltar muita água).
Após selar bem a carne de frango, coloque a mesma em uma tigela ou bowl e reserve.
Coloque uma colher (sopa) de óleo de coco ma mesma panela e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o alho, o gengibre e espere alguns minutos até que amoleçam e fiquem ligeiramente dourados.
Retorne o frango para a panela, acrescente o curry, a pimenta dedo de moça e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Adicione o leite de coco, o creme de leite e deixe ferver mexendo sempre.
Incorpore o brócolis e finalize com os chips de coco.
Este Frango Thai com brócolis é ideal para ser servido com arroz jasmim. Fica a dica.
Gostou deste prato? Quer se aventurar em uma outra versão? Se liga nessa receita de Frango com mix de cogumelos e brócolis (clique aqui).
Boas garfadas!