A Galinhada é um dos pratos queridinhos da culinária nacional. Uma comida que agrada gregos e troianos, a galinhada faz parte do cardápio dos brasileiros sem distinção. Muito presente nos almoços de domingo no Sudeste e também no Centro-Oeste.
Importante falar que não existe um prato típico da culinária brasileira, mas vários pratos típicos de acordo com a região. Uma coisa é certa, a comida brasileira é rica e bastante diversificada. O Brasil é um prato cheio para quem gosta de comer e se deliciar com diferentes receitas, gostos e sabores.
Ingredientes: Galinhada
- 8 coxas e sobrecoxas (pode ser um frango inteiro, preferencialmente caipira)
- 100 g de bacon em pedaços grandes
- 175 g de arroz arbóreo
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimenta dedo de moça picada
- 2 latas de tomate pelati
- 750 ml de caldo de galinha
- 100 ml de vinho branco
- 100 g de ervilha congelada
- Suco de 1 limão
- 1 colher (chá) orégano seco
- 1 colher (chá) tomilho seco
- 1 colher (chá) páprica defumada
- 1 folha de louro
- 1 punhado de salsinha picada
- Sal e pimenta do reino moída na hora
- Azeite de oliva
Preparo
Besunte o frango com suco de limão e com o alho picado. Deixe repousar por no mínimo uma hora (ou até 12 horas) na geladeira.
Tempere o frango com sal e pimenta do reino.
Leve ao fogo alto uma frigideira grande e alta. Coloque um fio de azeite e doure o frango de todos os lados em conjunto com o bacon.
Adicione um pouco mais de azeite, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente os pimentões e refogue até começarem a murchar. Junte a pimenta dedo de moça, á páprica defumada, o tomilho, o orégano e a folha de louro.
Adicione o vinho e misture bem até o álcool evaporar.
Acrescente o tomate pelati, o caldo de frango e cozinhe em fogo baixo por uns 45 minutos, até que o frango esteja macio.
Deixe o molho na panela e retire os pedaços de frango. Descarte a pele e os ossos e volte com a carne para a panela. Aqueça, ajuste o sal e coloque o arroz. Empurre os cortes de frango para dentro do arroz.
Cozinhe por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios.
5 minutos antes de terminar o cozimento, acrescente a ervilha.
Finalize com a salsinha picada e sirva imediatamente.
Boas garfadas!
E já que estamos falando de arroz e de culinária brasileira. Clique aqui e confira a minha versão para o Arroz Carreteiro.