Este hambúrguer de cogumelo é excelente para um almoço, um lanche ou como entrada. Quer você esteja usando cogumelos Portobello ou Paris, faça o máximo para conseguir os maiores. Existem cogumelos em vários formatos e tamanhos. São cerca de 38 mil variedades no mundo. Entretanto, apenas cerca de 10 tipos são comestíveis, enquanto 20 são seriamente perigosos – até mesmo fatais. Além de gostosos, os cogumelos têm uma combinação de nutrientes semelhante à da carne, transformando-os em ótimos substitutos dela. Ou seja, este hambúrguer de cogumelo torna-se uma ótima opção para vegetarianos. E vamos lá, poucos prazeres da vida se comparam ao da primeira mordida em um maravilhoso hambúrguer. A inspiração para esta receita de hambúrguer de cogumelo surgiu quando estive no restaurante Urban Farmcy e provei um sanduíche semelhante. Isso sim que eu chamo de hambúrguer do futuro. E do presente também 😉
Rendimento: 4 hambúrgueres de cogumelo
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes: Hambúrguer de cogumelo
4 cogumelos Porto Portobello (os maiores que você encontrar)
4 pães do tipo australiano (redondos para hambúrguer)
1 cebola roxa picada
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 dente de alho picado
1 colher (chá) gengibre ralado
1 colher(sopa) molho de ostra
2 colheres (sopa) salsinha picada
100 g de ricota esfarelada
1 colher (sopa) manteiga
4 colheres (sopa) mel
4 colheres (sopa) mostarda dijon
Folhas de rúcula ou agrião
Sal à gosto
Azeite de oliva
Preparo do hambúrguer de cogumelo
Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
Limpe muito bem os cogumelos. Lembrando que os cogumelos são como esponjas: se lavados debaixo de água corrente absorvem muita água e, neste caso, o sabor também é reduzido. Além disso, podem ficar moles e úmidos demais depois de refogados. Para higienizá-los utilize um pano de prato limpo e úmido. Com delicadeza remova a terra que envolve os cogumelos. Você pode utilizar também um papel toalha úmido.
Com uma colher, retire cuidadosamente os talos e pique-os para usar no recheio. Com a colher raspe e retire a parte interna marrom escura dos cogumelos que também vão servir para o recheio. Reserve em uma tigela.
Derreta a manteiga em uma frigideira, quando começar a espumar adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por 3 minutos. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
Adicione as partes picadas dos cogumelos, a salsinha, a pimenta dedo de moça, o gengibre e o molho de ostra. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Verifique o sal. Desligue o fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Quando esfriar encorpore a ricota até obter uma mistura homogênea para rechear generosamente os cogumelos.
Com uma colher recheie um a um dos cogumelos e coloque-os em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno por 10 minutos. Queremos eles quentinhos e ao mesmo tempo al dente.
Enquanto os cogumelos assam no forno, corte os pães e em uma tigela misture o mel e a mostarda.
Montagem do hambúrguer de cogumelo
Passe o molho de mel e mostarda na parte inferior dos pães, acomode os cogumelos e por cima acrescente as folhas de rúcula ou agrião. Coloque uma pitada de sal e um fio de azeite de oliva. Coloque a parte superior do pão e dê uma leve pressionada.
Eu servi este hambúrguer de cogumelo acompanhado com batata rústica. Clique aqui e confira a receita completinha.
Boas garfadas!