Sou fã dessa maionese de wasabi. Fã mesmo! Você pode servir como molho, acompanhado de aipim frito ou batatas rústicas, ou então em uma generosa camada no hambúrguer. O ardido do wasabi sempre rouba a cena, mas ao mesmo tempo é suavizado pela maionese. Historicamente os japoneses sempre utilizaram o wasabi como medicamento. A cultura dos orientais é rica em conhecimento relacionado a saúde, e utiliza-se muito o alimento como fonte de cura. O Wasabi é antibacteriano, anti-inflamatório e calmante para o estômago. O objetivo de se usar com alimentos crus, como os peixes, é justamente pelo fato de conter um repelente natural e também por ser um antibacteriano natural para o nosso organismo.
Ingredientes: Maionese de wasabi
2 gemas
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
3 colheres (chá) de pasta de wasabi
200 ml de óleo
Sal a gosto
Preparo da Maionese de wasabi
No copo do mixer coloque as gemas, a pasta de wasabi, o vinagre de arroz e o óleo. Coloque o mixer contra o fundo do copo e pulse por 10 segundos sem mexê-lo.
Quando a maionese começar a tomar corpo, levante o mixer suavemente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até que a maionese de wasabi fique firme – não rapidamente e nem faça movimentos bruscos de cima para baixo, apenas lateralmente. Não queremos que a maionese talhe. Em uns 25 segundos, a maionese ficará pronta. Tempere com sal a gosto e utilize a seguir.
Você pode armazenar a maionese de wasabi na geladeira por até 3 dias em um pote fechado.
Eu adoro utilizar essa maionese em um hambúrguer carne queijo ou então como molho para as batatas rústicas. Mas também vai super bem com peixe, carne crua e até em saladas.
Boas garfadas!