A autêntica massa alla carbonara. Devo dizer que receitas como essa merecem toda atenção e respeito do mundo. Isso é praticamente um patrimônio histórico. Falo isso, pois precisamos honrar as receitas clássicas. Clássicos são clássicos. A autêntica massa alla carbonara leva guanciale. Não é bacon, não é pancetta. É guanciale, tradicionalmente conhecida como a bochecha de porco. Outro ponto importante é o queijo pecorino romano. Todos estes detalhes minuciosos eu aprendi com o Tzimer (Thomas Zimer), que recebeu-me em sua casa e reproduziu esta receita acompanhada de um belo chardonnay. Uma grande experiência, um grande dia! Finalizamos, é claro, com um bom charuto cubano.
Ingredientes: Massa alla carbonara
500 g de massa (espaguete)
300 g de guanciale (bochecha de porco curada)
300 g queijo pecorino romano
5 ovos inteiros
1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
Preparo
Corte o guanciale em finas fatias para facilitar a retirada do couro (parte superior). Em seguida corte em em cubos pequenos.
Coloque os ovos em um bowl e com a ajuda de um fuet bata até ficar homogêneo e formar espuma. Adicione a pimenta do reino e misture bem. Com ajuda de um ralador, rale o queijo Pecorino Romano finamente. Vá acrescentando aos ovos e e misture até formar um molho espesso. Reserve.
Leve uma panela ao fogo baixo e frite o guanciale (não é necessário óleo). Refogue até que a gordura derreta e forme um líquido na panela. Aumente a temperatura para fogo médio até o guanciale começar a ficar crocante. Em seguida reserve-o em uma peneira ou prato com papel toalha para reduzir o excesso de gordura em manter a crocância. Mantenha a gordura que soltou do guanciale na panela.
Leve uma panela com água para ferver. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu. A marca que eu utilizei estipula o tempo de cozimento em 11 minutos, mas dependendo do fogo pode precisar menos, portanto vá testando.
Escorra a massa e encorpore na panela com a gordura separada do guanciale. Mexa bem e agregue a mistura de ovos, queijo e pimenta. Depois de bem misturado, adicione o guanciale crocante em cubos.
Sirva imediatamente em pratos pré-aquecidos. Uma dica para esquentar os pratos é utilizar a água fervente da panela de massa. Ou pode colocá-los no microondas. Acredite, faz toda diferença para manter a massa alla carbonara cremosa.
Finalize a massa alla carbonara com um pouco mais de queijo pecorino ralado na hora, pimenta do reino e alguns cubinhos crocantes de guanciale.
Sirva imediatamente e boas garfadas!
Gostou desta receita? Então olhe esta belezura de lasanha ondulada com pancetta gratinada clicando aqui.
Opa! Tudo certo? No início do teu texto tu escreveste “É guanciale, tradicionalmente conhecida como barriga de porco. ”
Acredito que tu querias dizer bochecha de porco e não barriga.
Grande abraço!
kkkkkk… bah! verdade! vou ajustar! obrigado!