Massa ao funghi é uma daquelas receitas perfeitas para um dia preguiçoso de inverno. Daqueles com desejo de comida que conforta e abraça por dentro. A combinação funghi + nata deveria ser canonizada segundo a minha namorada – Juliana Andrade do Viver para Comer. Consegue imaginar um molho bem cremoso e com sabor, contrastando com a textura de cogumelos salteados na manteiga e “aveludados” pelo molho com vinho?
Rendimento: serve super bem 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes: Massa ao funghi
500 g de massa (eu utilizei massa fresca)
600 g de nata
75 g de funghi secchi
240 ml de vinho tinto
1 cebola picada
2 colheres (sopa) molho shoyu
4 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado na hora para finalizar
Preparo da massa ao funghi
Lave o funghi em água corrente e escora.
Em uma tigela coloque o funghi, cubra com o vinho tinto e deixe hidratar por uma hora enquanto separa os outros ingredientes.
Escorra o funghi hidratado com a ajuda de uma peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair o vinho – reserve, pois ele vai ser usado juntamente com a cebola.
Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o vinho e o molho shoyu, deixe reduzir em fogo baixo por 10 a 20 minutos minutos. A cebola absorverá a coloração do vinho e ficará muito saborosa.
Coloque o funghi, tempere com sal e pimenta a gosto.
Adicione a nata e misture bem para incorporar todos os ingredientes.
Sirva acompanhado de um bom queijo parmesão ralado na hora.
Boas garfadas!
Se você gostou deste Massa ao funghi, tenho certeza que vai adorar o Risoto de funghi com azeite trufado. Clique aqui e confira a receita completa,