Massa com o autêntico molho italiano é a minha massa favorita! Um prato simples, mas que virou um clássico na cozinha italiana. Nona Albina, mãe do meu pai, gostava de preparar no fogão a lenha. Sou descendente direto de Italianos e não querendo ser taxativo, tenho certeza que este é o autêntico pomodoro al basilico, exatamente como era feito na região de Vêneto pelos minhas gerações anteriores. Eu sempre incremento com mozarela de búfala.
Ingredientes:
500 g de massa (Eu utilizei talharim nero di seppia)
Para o molho:
2 kg de tomates italianos sem pele e sem sementes. (ou 4 latas de tomate pelati)
4 dentes de alho picados
50 ml de azeite extra virgem
1 colher de chá de açúcar
1 punhado de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta preta moída a gosto
Mozarela de búfala para finalizar
Preparo
Massa:
Aqueça cinco litros de água, acrescente um fio de azeite e duas colheres de sopa de sal. Quando levantar fervura adicione a massa e cozinhe até ficar “al dente.”
Molho:
Coloque o azeite e o alho em uma panela não aquecida. Leve ao fogo baixo e assim que o primeiro grão de alho dourar acrescente os tomates ou o molho de tomate e também as folhas de manjericão.
acrescente a colher de açúcar (isto reduzirá a sensação de acidez no molho), tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por pelo menos uma hora mexendo as vezes.
Assim que o molho estiver pronto, adicione a massa e mexa bem. Finalize com a mozarela de búfala, algumas folhas de manjericão e um fio de azeite de oliva. Tampe a panela ainda quente para que o queijo derreta e sirva em seguida!
Obs: Eu gosto de deixar o molho cozinhando por cerca de 2 à 3 horas em fogo baixo, ficando assim mais grosso, consistente e saboroso. Se você tiver um fogão à lenha vale a pena deixar até mais tempo.