Quero que você faça sua própria massa fresca com semolina. É muito rápido e simples de fazer. Sem falar que é algo que o deixará orgulhoso. Ser capaz de fazer uma boa massa fresca é, na minha opinião, uma das melhores coisas que aprendi na cozinha. E hoje em dia é tão bom falar que é caseiro né? A receita desta massa fresca com semolina pode ser feita com uma batedeira, processador de alimentos ou na mão mesmo. Ah, não é nenhum pesadelo – é só uma questão de amassar as farinhas com os demais ingredientes e usar uma certa vontade, trabalhando o suficiente para desenvolver a estrutura do glúten – assim a massa ganha elasticidade.
Rendimento: 1 kg de massa
Tempo de preparo: como descanso da massa, 2 horas
Ingredientes: massa fresca com semolina
500 g de farinha de trigo
50 g de semolina
2 ovos bem frescos
6 gemas de ovos bem frescos
1 colher (sopa) sal fino
Preparo da massa fresca com semolina
Se você estiver fazendo a massa com as mãos, use uma bancada limpa.
Com as mãos: Coloque as farinhas na bancada, faça uma cavidade e despeje no centro os ovos, as gemas adicionais, e o sal. Com ajuda de um garfo, vá quebrando os ovos com cuidado e comece a misturar a partir das bordas da cavidade. Quando começar a formar uma massa meio mole, passe a usar as mãos. Trabalhe forte por cerca de 5 minutos ou até ficar macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira.
Com a batedeira: Use o gancho especial para massas. Ponha as farinhas, os ovos, as gemas, o sal e bata em velocidade média por 3 minutos ou até a massa ficar firme. Tire-a da batedeira e termine de amassar com as mãos, durante uns 3 minutos ou até que fique macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira.
Com o processador: Ponha todos os ingredientes dentro dele e ligue. Em 30 segundos, você verá algo parecido como migalhas de pão pastosas. Deixe bater por mais algum tempo para trabalhar o glúten. As migalhas vão começar a se juntar, formando bolas de massa. Tire tudo do processador, coloque na bancada e trabalhe comas mãos por 3 minutos ou até a massa ficar sedosa, macia e elástica. Embrulhe-a com filme e deixe descansar por 1 hora na geladeira.
Eu uso uma máquina para esticar a massa. Divida a bola de massa em 4 partes. Deixe 3 partes cobertas e trabalhe uma de cada vez. Achate a bola com a mão e passe-a pelo cilindro mais grosso. Dobre ao meio e repita o processo varias vezes (umas 4 vezes) para ter uma massa com a textura perfeita. Polvilhe os dois lados da massa com farinha antes de passá-la pela máquina. Vá apertando os cilindros até obter a espessura desejada.
Corte a massa no formato desejado e espalhe sobre a mesa com farinha ou semolina para que não grude.
Boas garfadas!
Obs: Que tal um clássico moderno? utilize a base desta massa e prepare uma bela nero di seppia – inspirada no livro Todas as sextas da chef Paola Carosella. Clique aqui e confira a receita completa.