Milanesa napoletana é um prato típico argentino com influência italiana. Consiste em um bife a milanesa, com molho de tomate, coberto com uma burrata e folhas de rúcula. Pode ser acompanhado de arroz branco ou batata frita. A inspiração desta receita veio da Marina Zaverucha.
Ingredientes: Milanesa napoletana
1 kg de alcatra em bifes
3 ovos
50 ml de leite
500 g de farinha de farinha para empanar (recomendo 30% de farinha de rosca e 70% de farinha panko)
3 dentes de alho picados
1 punhado de salsinha picada
1 colher (sopa) adobo
Óleo vegetal (para fritar)
Molho de tomate, burrata, rúcula, azeite de oliva e pimenta para finalizar
Preparo da Milanesa napoletana
Em uma tigela, quebre os ovos. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Adicione o leite, o alho, a salsa e o adobo.
Mergulhe as fatias de carne na marinada, misture bem e reserve em local fresco por pelo menos 45 minutos.
Despeje o óleo em uma panela em fogo médio-alto e aqueça a 170° C. Para saber a temperatura certa para fritar: mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender é sinal de que está no ponto.
Em um prato, coloque as farinhas misturadas. Cubra cada fatia de carne generosamente com as farinhas.
Mergulhe 2 bifes para fritar de cada vez. Deixe fritar por 1 minuto até dourar, com uma pinça vire os bifes para dourar o outro lado por igual.
Transfira para uma travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante.
Perceberam que não vai sal em nenhuma parte do preparo da Milanesa? O sal vai depois para não prejudicar o sulco da carne.
Sirva com sal a gosto e gomos de limão siciliano cortados na hora.
Monte a milanesa com molho de tomate, burrata, folhas de rúcula. Finalize com azeite de oliva e pimenta do reino moída na hora. Sirva com limão siciliano.
Para mim o melhor acompanhamento para este prato é batata frita. Clique aqui e confira uma bela e prática receita de batatas fritas na chapa.
Boas garfadas!