O mojito, que segundo a lenda foi criado em alto-mar há mais de cem anos, leva rum branco em sua receita original. Já antecipo este detalhe, pois faz toda diferença no preparo. Eu passei a me interessar mais por este drink conhecido mundialmente após adentrar ao mundo do charuto. Tudo isso graças ao Criador do Canal no YouTube Degustando Charutos, Thomas Ziemer, mais conhecido como Tzimer. Existem diversas teorias a respeito da criação do mojito. Prefiro acreditar que tenha a ver com piratas, calor, barcos, oceanos e por aí vai. Mística perfeita, é um drink extremamente refrescante, sempre estrelando ao lado de atores e personagens famosos que buscaram na mistura de hortelã, gelo, açúcar, limão e rum a forma de se refrescarem do calor Cubano.
Ingredientes: mojito
1 limão taiti
1 dose de rum branco (50 ml)
10 folhas de hortelã + 1 ramo de hortelã
1 colher (chá) de açúcar
Cubos de gelo a gosto (eu gosto de bastante)
Água com gás para completar (confesso que às vezes utilizo água tônica)
Preparo do mojito
Pegue o ramo de hortelã e esfregue bem as folhas no interior e na borda de um copo alto. Ele vai ficar bem perfumado. É um truque que faz toda diferença no mojito e que aprendi com a Rita Lobo.
Corte o limão com a casca ao meio, despreze as sementes e o miolo branco. Corte uma das metades em quatro partes e transfira para um copo alto. Adicione o açúcar, as folhas de hortelã e, com um socador, amasse bem. Junte a dose de rum e misture (merece uma coqueteleira). Preencha o copo alto com cubos de gelo, complete de água com gás e sirva em seguida.
Que tal uma rodada deste drink originário de Cuba acompanhada de belos milhos cubanos? Que grande dica hein! Então clica aqui e confira a receita completinha.
Boas garfadas!