Apesar de parecer simples, um bom e clássico negroni não se faz de qualquer jeito. Além da qualidade dos ingredientes, regra fundamental de qualquer preparo gastronômico, outras coisas precisam ser seguidas à risca para não errar o drink. Até, é possível investir em outras versões sem perder a identidade marcante do coquetel de origem italiana, mas eu acho que clássicos são clássicos. A receita é fácil. Basta seguir a proporção: 1 parte gim, 1 parte amaro (licor italiano amargo, o mais famoso é o Campari), 1 parte vermute tinto (feito com vinho fortificado com outra bebida de maior teor alcoólico e aromatizado com ervas e especiarias).
O negroni leva esse nome em homenagem ao conde Camillo Negroni que, em 1919, em Florença, o pediu que o barman Fosco Scarselli desse uma “levantada” no americano – bebida comum na região de água com águas com Campari e vermute, já uma derivação do clássico milano-torino, de Campari e Punt e Mes -, deixando-o mais alcoólico. Scarselli tirou então a água com gás, colocou gim e assim nasceu um clássico.
O copo baixo de vidro é marca registrada do Negroni. É um crime fugir disso. Formatos arredondados ou quadrados, assim como a espessura e ranhuras do vidro/cristal, entram na lista das características permissivas.
O gelo precisa derreter lentamente. A melhor forma de fazer isso é preparar o drink com gelos supercongelados em grandes cubos. Um bom negroni deve ser servido bem gelado e quanto mais tempo essa temperatura se mantiver durante o consumo, melhor. Por ser uma mistura de três bebidas diferentes, o negroni tem que ser equilibrado. Você tem que conseguir sentir a nota das três ao mesmo tempo e a diluição adequada é fundamental para isso. Por isso uma pedra grande e maciça de gelo é o ideal.
A casca de laranja torcida é a cereja do bolo do negroni, mas há quem prefira a fatia da fruta mergulhada na bebida. Pra mim, a casca de laranja torcida é unanimidade (twist).
Ingredientes: Negroni
30 ml de gim
30 ml de vermute tinto
30 ml de Campari
Casca de laranja (twist)
Preparo do Negroni
Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com bastante gelo.
Mexa com uma bailarina até o copo ficar gelado.
Coloque uma pedra grande de gelo no copo baixo. Coe a mistura no copo e finalize com o twist de laranja.
Sirva imediatamente.
Você já ouviu falar no drink Fernet com coca? Clique aqui e confira a receita.