Vamos então à receita deste Nhoque com ragu de linguiça. O que me atrai no preparo do nhoque é a rusticidade. Devo confessar que o passo a passo completamente artesanal e desafiador, pois é o tipo de receita que parece fácil, mas de vez em quando dá alguns resultados imprevisíveis, como textura grudenta ou aguada. Mesmo que pareça exagero, saiba que até o clima pode interferir bastante na produção do nhoque. Isso porque para fazer ele perfeito é preciso ter o mínimo de umidade. Esse nhoque com ragu de linguiça é uma bela pedida para os dias de inverno acompanhado de um bom vinho tinto.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 2 horas
Ingredientes: Nhoque com ragu de linguiça
Para o nhoque
1,2 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
280 g de farinha de trigo (se necessário, coloque um pouco mais para ajustar o ponto)
2 ovos
Sal
Para o ragu
720 g de linguiça de carne suína defumada (tradicional) da Linguiça do Bola
2 latas de tomate pelatti
1 cenoura descascada e ralada
1 talo de salsão de salsão picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
½ xícara de vinho tinto
Azeite de oliva
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo do nhoque com ragu de linguiça
Do nhoque
Em uma panela coloque água, duas colheres (sopa) de sal e coloque para ferver. Adicione as batatas e cozinhe por aproximadamente 15 à 20 minutos ou até que estejam macias. Para saber o ponto, espeto garfo – precisam estar macias, mas sem cair do garfo. Escorra a água, retorne as batatas para a panela e deixe amornar. Amasse com um espremedor de batatas ou com um garfo diretamente na panela.
Coloque o purê de batatas sobre a bancada, faça um buraco e coloque os ovos, e duas pitadas de sal. Com ajuda de um garfo, mexa e incorpore os os ovos com a batata – do centro para as bordas. Polvilhe a farinha e misture por alguns minutos até que fique lisa e elástica. Trabalhe rapidamente até ficar a ponto de não grudar nas mãos. A quantidade de farinha pode variar um pouco em função do tamanho dos ovos e da absorção da agua pelas batatas. Não se desespere até achar o ponto.
Deixe descansar a massa por 30 minutos coberta com um pano de prato limpo.
Enfarinhe a bancada e faça rolinhos compridos da espessura de um dedo. Corte pequenos pedaços de aproximadamente 2 cm e com o dedo indicador fazer uma ligeira pressão sobre cada um dos pedaços, de modo a dar a forma arredondada aos pedaços (opcional, eu não faço). Agora, deixe repousar por 20 minutos em uma assadeira enfarinhada para que se tornem firmes e compactos.
Do ragu
Retire a pele linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tábua e, com uma faca, pique-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, o alecrim e o louro e mexa para perfumar uniformemente.
Retorne a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até o alccol evaporar. Adicione o tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada e pode ser apimentada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos uma hora até o molho encorpar.
Preparo final
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com azeite de oliva. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de ragu de linguiça.
Esse molho é inacreditável. Indico dar uma passada para ver também a receita de Risoni com linguiça.
Boas garfadas!!!