Eu costumo comprar um pão de milho industrializado que gosto bastante. Decidi sair da zona de conforto e produzir o meu próprio pão de milho. Recorri ao blog da Eline, o Mel e Pimenta, que possui ótimas receitas de pães. Encontrei uma que serviu de referência e inspiração para o meu pão de milho. Fiz algumas modificações que deixaram o pão levemente crocante e com um gostinho de erva doce no fundo. Alguma coisa na combinação milho e erva doce, faz com que este pão seja intensamente saboroso e convidativo. Também é muito fácil de fazer, e posso dizer que, sem dúvida, vou repeti-la para sempre.
O uso da farinha de milho para confecção de pães no Brasil foi uma adaptação aos gostos regionais. A técnica de panificação dos colonos europeus com a farinha de milho dos indígenas brasileiros originou um pão de massa fofa, amarelinho e de aroma ímpar. A preferência nacional ainda é pelo Pão Frances, mas para incentivar o consumo, deixo abaixo a minha receita de pão de milho.
Ingredientes: pão de milho
200 g de farinha de milho
700 g de farinha de trigo
350 ml de água
¼ xícara de azeite de oliva
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 de colher (sopa) de sal
10 g de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sementes de erva doce
Preparo do pão de milho
Em uma tigela coloque as farinhas e mexa ligeiramente. No centro faça uma cavidade, coloque fermento, o ovo, o azeite de oliva, o sal e o açúcar. Mexa com a ajuda de uma colher e aos poucos vá adicionado a água.
Esta é a parte mais divertida. Coloque a massa sobre a bancada e acrescente as sementes de erva doce. Enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por uns 10 minutos, adicionando farinha se necessário. Isso irá desenvolver o glúten da massa, deixando-a estruturada. Você pode utilizar uma batedeira com gancho, se preferir.
Acomode a massa na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar de 40 minutos à 1 hora em lugar morno, com umidade e longe de correntes de vento. Pode ser perto do fogão ou em um lugar sem vento.. A massa deve dobrar de volume.
Retire a massa da tigela, coloque-a novamente na bancada e sove rapidamente para expulsar o excesso de ar.
Molde o pão de milho, acomode-o em uma forma anti-aderente, cubra com um pano úmido e deixe-o crescer por aproximadamente 30 minutos.
Polvilhe farinha de trigo sobre o pão de milho crescido e com uma lâmina faça os cortes na superfície.
Leve o pão de milho para assar no forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos.
Acomode o pão de milho uma grade e deixe-o esfriar.
Confira também a receita de um pão ciabatta original. Clique aqui e boas garfadas!