Imagina esse Pastel de linguiça com queijo sendo servido em um dia de verão na beira da piscina com uma cervejinha gelada. Definição perfeita de paraíso. Desde que me tornei embaixador da Linguiça do Bola, não tirava da cabeça a ideia de fazer um pastel recheado com a linguiça forte. Apimentada, como um aperitivo guarnecido por uma cerveja deve ser. Verão está chegando e essa é uma grande pedida!
Rendimento: em torno de 40 pastelzinhos
Tempo de preparo: 1 hora e meia
Ingredientes: Pastel de linguiça com queijo
400 g de massa fresca para pastel (para pastéis pequenos)
2 linguiças calabresa forte da Linguiça do Bola
1/2 xícara de temperinho verde picado
200 g de queijo mussarela
Óleo para fritar
Preparo do Pastel de linguiça com queijo
Com a ponta da faca, corte apenas a pele da linguiça e à descarte. Transfira a carne para uma tábua e, com uma faca, pique-a em pedaços menores – se preferir, você pode passar no processador.
Leve uma frigideira ao fogo médio, coloque a linguiça. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para cozinhar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Reserve. Assim que ficar em temperatura ambiente, adicione o temperinho verde e mexa.
Coloque um pedaço de queijo e cerca de 1 colher (chá) de recheio da linguiça no centro de cada circulo da massa. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa e aperte bem para grudar uma na outra. Pressione as bordas com a ponta de um garfo para selar – cuidado para não furar a massa.
Coloque o óleo em uma frigideira de borda alta (ou se preferir, utilize uma wok) e leve ao fogo alto.
Dica: para saber o ponto certo do óleo, coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto.
Enquanto o óleo aquece, forre uma travessa com papel toalha.
Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com cuidado mergulhe 4 a 6 pastéis por vez. Deixe fritar até ficarem dourados. Mexa delicadamente os pastéis com a escumadeira regando com óleo quente a massa que ficar na superfície.
Com ajuda da escumadeira, transfira os pastéis fritos para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante. Sirva ainda quentinho.
Se você é fã de pastel, confira essa receita de pastel recheado com carne de churrasco. Isso mesmo! Sobrou churrasco e você que uma alternativa para o tradicional carreteiro? Vai de pastel!!!
Boas garfadas!