Penne all’arrabbiata

Penne all’arrabbiata é uma receita italiana que mora no meu coração. O molho é chamado de all’arrabbiata em função da pimenta forte que compõe a receita (arrabbiato, em italiano, significa “irritado”). Não troque o tipo de massa. Ela é feita originalmente com penne igate, e acredite, faz toda a diferença. A inspiração para esta receita veio da grandessíssima Paola Carocella que eu tanto simpatizo na cozinha. Inclusive se você não tem o livro dela,  Todas as sextas, deveria adquiri-lo. Dos meus livros de culinária prediletos.

Rendimento: serve duas pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes: Penne all’arrabbiata

  • 200 g de penne rigate
  • 400 g de passata de tomate
  • 1/2 pimenta dedo de moça picada sem sementes
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho fatiados
  • 1 punhado de salsinha picada
  • Sal a gosto

Preparo

Coloque o alho e o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente e leve para o fogo baixo (bem baixo). Adicione a pimenta calabresa e a pimenta dedo de moça. O alho em lâminas vai “confitar” – cozinhar lentamente até começarem a ficar transparentes.

Assim que as primeiras laminas derem os primeiros sinais de dourado, adicione a passata. Esta é a dica para o ponto perfeito do alho. Tempere com sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Enquanto isso prepare a massa.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal, acrescente a massa e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.

Escorra a massa e incorpore ao molho, adicione a salsinha picada, mexa bem e sirva imediatamente. Sirva acompanhada de um bom parmesão ralado na hora.

Boas garfadas!

E falando em clássicos, você já ouviu falar na Spaghetti all’Amatriciana? Então clica aqui e confere mais uma beleza da engenharia culinária italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *