Este pernil de cordeiro assado no forno foi preparado especialmente para o dia das mães. É uma daquelas receitas que exige a maior parte dos preparativos com certa antecedência, pois o cordeiro precisa ficar marinando por 8 horas ao menos. Em compensação após este período é só colocar no forno e dedicar-se aos acompanhamentos. Outro ponto positivo é que, com acompanhamento, este pernil serve tranquilamente 6 pessoas. Os temperos são inspiração do meu pai, modo como ele preparava cordeiro… com algumas adaptações é claro.
Ingredientes
1 pernil de cordeiro de aproximadamente 1,5 Kg
300 ml de vinho tinto
5 dentes de alho picados
3 ramos de alecrim fresco
1 punhado de folhas de hortelã fresco
1 punhados de ramos de tomilho fresco
3 folhas de louro
1 colher (sopa) orégano seco
1 colher (chá) bolinhas de pimenta preta
Azeite de oliva
50 ml de molho shoyu
Sal
Preparo
Com ajuda de uma faca retire o excesso de gordura do cordeiro.
Coloque o pernil em uma travessa e prepare a marinada. Adicione o vinho, o shoyu, o alho picado, o alecrim, o hortelã, o tomilho, o louro, o orégano e as bolinhas de pimenta.
Esfregue os temperos na carne. Queremos que tudo fique em contato com a mesma.
Enrole a travessa com papel filme e coloque na geladeira. Deixe marinando de 8 à 10 horas.
Unte uma assadeira, retire o excesso de tempero de pernil e o acomode na mesma. Tempere uniformemente com sal a gosto. Envolva a assadeira em papel alumínio, pré-aqueça o forno e asse por 1 hora e meia à 180°C.
Remova o papel alumínio e asse por mais 30 minutos regando o pernil com o caldo da assadeira. Repita este processo umas quatro vezes.
Retire o pernil da assadeira e sirva imediatamente.
Uma pergunta que provavelmente vou receber: É possível assar este pernil na churrasqueira? Claro, perfeitamente! Eu assaria no mesmo formato, utilizando o papel alumínio. Acredito inclusive que o tempo de preparo seja parecido, vai depender do fogo.