Polenta brustolada com queijo e salame é uma comida que tenho um carinho muito especial. Me remete a infância, a minha família e aos meus pais. Eu comi esta iguaria na mesma proporção que a maioria das pessoas comem uma torrada ou um misto quente no café da manhã. Sempre feita em grande quantidade, preparada no fogão a lenha e brustolada na chapa no dia seguinte. A polenta deve ser feita no com antecedência e pode ser guardada no refrigerador por até 3 dias.
Ingredientes: polenta brustolada com queijo e salame
- 500 g de farinha de milho (eu gosto do tipo bem fina)
- 2,5 l de água
- 3 colheres (sopa) de sal
- Queijo meia cura e salame para rechear
Preparo
Em uma panela grande coloque a água e leve ao fogo alto para ferver.
Assim que levantar fervura, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a farinha de milho, aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.
Mexa por cerca de 20 minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. Mexa durante todo o cozimento para que a polenta não empelote nem grude no fundo da panela e queime.
Desligue o fogo, coloque a polenta em um refratário retangular e deixe esfriar completamente.
Desenforme a polenta em uma tábua, com uma faca corte fatias de 1 cm de espessura. Corte ao meio e recheie com as fatias de queijo e salame.
leve uma frigideira de antiaderente ao fogo médio. Coloque as fatias de polenta para dourar, cerca de 4 minutos para cada lado.
Obs. você pode guardar a polenta que não foi brustolada, enrolada em um pano de prato refrigerada.
Sirva imediatamente e boas garfadas!
Se você gosta de polenta, vai adorar esta receita de Polenta mole com ragu de cogumelos. Clique aqui e confira a receita.