Pulled pork é um clássico americano. Uma carne de proco desfiada ( é feito geralmente com um corte chamado Boston Butt) utilizada principalmente para preparar o famoso Pulled Pork sandwich. Ela é cozida à ponto de se desmanchar facilmente sem precisar de faca, apenas com a ajuda de dois garfos. Para isso acontecer, separe seis horas do seu dia. Sim, Pulled pork não é uma receita de preparo difícil, mas é demorada. E com toda essa dedicação a carne fica perfumada, macia e com aroma adocicado e defumado. Ficou uma delícia. Essa receita é perfeita para ser saboreada entre amigos.
Ingredientes: Pulled pork
1 peça de aproximadamente 2 kg de carne de porco (A melhor opção é a copa-lombo)
Se você for fazer um sandubão: 10 pães de sua preferência (Pão de brioche vai super bem)
Para o dry rub (tempero seco usado para temperar carnes. Existem milhares de receitas)
2 colheres (sopa) de cebola em pó.
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de sal fino
1 colher (chá) cominho pó
2 colheres (chá) de alho em pó
2 colheres (sopa) de mostarda em pó
2 colheres (chá) de pimenta caiena em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
Para o caldo
½ xícara de água
1 xícara de suco de maçã
1/3 de xícara de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de molho inglês
10 gotas de fumaça liquida
½ cebola grande cortada em rodelas
Preparo do Pulled pork
Comece pré aquecendo o forno à 140ºC.
Retire a carne de porco da geladeira 30 minutos antes de levar ao forno.
Junte os ingredientes do dry rub em um bowl e misture bem. Espalhe parte desse rub pela superfície da carne de porco, formando uma camada uniforme por todos os lados. Espere alguns minutos para que a carne absorva o tempero e leve ao forno preaquecido. Na parte inferior do forno, coloque outra assadeira, com água. O vapor vai ajudar a evitar que o porco resseque durante o cozimento. Coloque mais água conforme ele for secando. A ideia é que a carne de porco fique assando de 4 à 4 horas e meia.
Hora de fazer o caldo: Coloque os ingredientes em uma panela semi aberta e cozinhe por trinta minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e reserve. Quando esfriar coloque as gotas de fumaça liquida.
Após quatro horas e meia de forno, embale a carne em quatro camadas de papel alumínio (queremos evitar que o papel alumínio rasgar e perca-se o caldo no forno). Coloque no centro das folhas de papel alumínio, dobre as pontas e dê a forma de uma tigela. Regue por cima e pelo lado da carne umas duas conchas do caldo. Feche o “embrulho” deixando-o bem embalado, para evitar que o vapor e o caldo saia de dentro. Leve novamente ao forno, agora por mais duas horas e meia.
Retire o embrulho do forno e deixe descansar por meia hora. É o tempo da carne relaxar, esfriar um pouco e absorver ainda mais os aromas.
Se for fazer sanduíches, corte os pães ao meio, passe manteiga nas metades e toste em frigideira ou grill. Desfie o Pulled pork, (há quem misture molho barbecue à carne já desfiada. Nada contra, mas acho que não é obrigatório, nem necessário. Fica a seu critério), misture com o caldo que sobrou dentro do alumínio e com as ceboladas que foram assadas juntamente. É hora de corrigir o sal, se necessário, e montar os sanduíches. Indico colocar prepara e colocar uma salada Coleslaw neste sanduíche de Pulled pork. É a combinação perfeita e a receita você confere clicando aqui.
Parece complicado, mas garanto que não é. Pulled pork é uma receita demorada, mas longe de ser difícil. Vale cada minuto despendido.
E se quiser mais referências, o André Lima de Luca é o cara quando o assunto é BBQ Americano.
Boas garfadas!