Risoto caprese
Busquei a referência para a receita deste risoto caprese no blog da Na cozinha da Bruninha. Pesquisei uma série de receitas na internet e gostei bastante desta, porque leva mussarela de búfala e o caldo é especifico para o preparo do risoto. Este risoto caprese entrou na lista dos meus preferidos, pois é de fácil preparo, a textura é espetacular e a cada garfada é uma explosão de sabor.
Ingredientes: risoto caprese
Para o caldo
5 tomates (preferencialmente o italiano) cortados em gomos
1 cenoura grande cortada em rodelas
2 dentes de alho amassados com casca
8 ramos de salsinha
1 maço de manjericão (somente os talos e as flores) separe as folhas para utilizar no risoto
1 colher (sopa) sal
Para o risoto
2 xícaras de arroz especial para risoto
1 cebola picada
1 taça de vinho branco que você beberia
150 g de tomatinhos sweet grape cortados na metade
100 g de tomates seco cortados em cubinhos pequenos
1 pote de mussarela de búfala em formato de bolinhas
150 g de parmesão ralado
2 colheres bem generosas de manteiga
1 punhado de manjericão fresco (folhinhas que você separou)
Azeite de oliva de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo do risoto caprese
O caldo
Coloque todos os ingredientes em uma panela caldeirão, adicione dois litros de água e deixe ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixíssimo, de modo a não movimentar muito a água, tampe a panela e cozinhe por uma hora. Após retire os ingredientes com a ajuda de uma escumadeira e comece a preparar o risoto.
O risoto
Coloque uma colher de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murche. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar o álcool. Quando o vinho secar, adicione os tomatinhos, os tomates seco e siga mexendo.
Assim que o álcool do vinho evaporar, acrescente uma concha do caldo ao risoto e mexa sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. No processo todo será colocado em torno de 12 à 15 conchas do caldo.
O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem. Importante: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.
Assim que o risoto caprese estiver no ponto, verifique o sal, adicione a mussarela de búfala, o queijo parmesão e as folhas de manjericão. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente.
Sirva no prato, finalize com azeite de oliva, folhinhas de manjericão, pimenta do reino moída na hora e boas garfadas!
Vou aproveitar e deixar aqui para você a dica de uma bebida super digestiva, italianíssima como este risoto caprese: O Limoncello. Para finalizar com chave de ouro a experiência de um jantar elegante com este risoto caprese.