A cor deste Risoto de moranga cabotiá com shimeji é incrível. Não só a cor é claro, o sabor é espetacular. Sempre falo da importância da escolha do arroz, do modo de preparo e do ponto certo, mas é importante também preparar um caldo saboroso para o risoto. Usar produtos industrializados pode ser uma opção para os dias de pressa, mas fazer um caldo caseiro de legumes ou de carne fará toda a diferença no sabor. Uma dica muito bacana é incorporar a polpa da moranga e as sementes no caldo de legumes. Isto acrescentará ainda mais sabor ao Risoto de moranga cabotiá com shimeji.
Ingredientes: Risoto de moranga cabotiá com shimeji
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 abóbora cabotiá sem a polpa e sem sementes
1 cebola picada
2 colheres (chá) de alecrim fresco
1 litro de caldo de legumes caseiro
1/2 xícara de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
300 g de cogumelos shimeji
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de saquê
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Manteiga
Preparo do Risoto de moranga cabotiá com shimeji
Em uma frigideira, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte o shimeji e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o saquê e o shoyu, e misture. Cozinhe por mais 2 minutos, ou até evaporar quase todo o líquido. Reserve.
Descasque a abóbora e corte em quatro partes. Coloque as partes de abóbora em uma assadeira antiaderente e regue com azeite de oliva. Tempere com sal, pimenta-do-reino e polvilhe com o alecrim. Leve ao forno e deixe assar por 40 minutos. Quando estiverem assadas, com ajuda de uma colher, remova a polpa e descarte as cascas.
Leve o caldo de legumes para ferver. Desligue o fogo e coloque-o no liquidificador adicionando a moranga. Bata até formar um creme fino. Retorne para a panela em fogo baixo.
Em outra panela, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Coloque 1 concha do creme e mexa bem.
Quando o caldo secar, acrescente mais 1 concha e repita o procedimento até o risoto ficar no ponto ou até acabar o caldo.
Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos.
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.
Assim que o risoto estiver no ponto adicione o queijo parmesão, confira o sal, mexa até que fique uniforme e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga para dar brilho e misture delicadamente.
Sirva a seguir com o shimeji e finalize com pimenta do reino moída na hora. Boas garfadas!
Se você gostou deste risoto de cogumelo, tenho certeza que vai adorar o Risoto de pera com gorgonzola. Clique aqui e confira a receita completa.