Este Risoto de moranga com carne seca e queijo coalho foi receita que Juliana e eu escolhemos para dar aquela ideia de prato para o dia dos namorados. Fizemos uma Live no Instagram com o passo a passo deste hipnotizante risoto. Falo hipnotizante, pois a cor dele é linda.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: Tirando o pré-preparo (caldo, moranga e a carne seca), 30 minutinhos.
Ingredientes para o Risoto de moranga com carne seca e queijo coalho
Para o risoto
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- 200 g de queijo coalho em cubos grandes
- 1 cebola picada
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para o caldo de legumes
- 1/2 abóbora cabotiá sem a polpa e sem sementes (que você pode remover e colocar no caldo para dar sabor)
- 2 cenouras
- 1 punhado de talos de salsinha)
- 1 cebola
- 2 litros de água
- 1 folha de louro
- 3 cravos-da-índia
- 5 bolinhas de pimenta-do-reino
- 1 Bouquet garni (2 galhos de cada erva amarrados com um barbante: Tomilho + salsinha + alecrim + sálvia)
Para carne seca
- 500 g de carne seca
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho
Preparo do Risoto de moranga com carne seca e queijo coalho
Da carne seca
Corte a carne-seca em cubos grandes para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave bem em água corrente. Cubra os cubos de carne com água fria e deixe na geladeira durante 24 horas.
Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, adicione a folha de louro, o alho, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
Retire os cubos de carne da panela, transfira para uma travessa e desfie com dois garfos e reserve.
Do caldo de legumes
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Tempere a moranga com sal e pimenta do reino moída na hora. Envolva em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno por uma hora ou até que fique macia. Retire do forno e deixe esfriar. Remova a casca e reserve toda a parte laranja da moranga.
Prenda a folha de louro na cebola utilizando os 3 cravos-da-índia. Corte a cenoura em fatias grossas. Em uma panela grande, coloque todos os legumes, os talos da salsinha, as sementes e a polpa da moranga, o Bouquet garni e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixo, de modo a não movimentar muito a água e nem os ingredientes por um tempo que pode variar entre 35, 45 minutos ou até uma hora.
Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo de legumes. Incorpore a moranga ao caldo e com um mixer bata até que fique um creme homogêneo. Se preferir, pode utilizar o liquidificador.
Do risoto
Em uma panela média, coloque 1 colher de manteiga e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Coloque 1 concha do creme de moranga e mexa bem.
Quando o caldo secar, acrescente mais 1 concha e repita o procedimento até o risoto ficar no ponto ou até acabar o caldo.
Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos.
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.
Acrescente a carne seca desfiada e siga mexendo.
Assim que o risoto estiver no ponto adicione o queijo parmesão, confira o sal, mexa até que fique uniforme e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga para dar brilho e misture delicadamente.
Doure rapidamente os cubos de queijo coalho em uma frigideira.
Sirva a seguir com risoto com o queijo coalho. Boas garfadas!
Se você gostou deste risoto de cogumelo, tenho certeza que vai adorar o Risoto de pera com gorgonzola. Clique aqui e confira a receita completa.