Spaghetti al cartoccio é a reprodução de uma receita da Silvia Percussi. Os ingredientes chamam bastante atenção pelo frescor, mas o que mais me atraiu neste prato é forma com que ele é finalizado e servido. Esclarecendo que cartoccio é um termo italiano que significa pacote ou embrulho. Utilizando esta técnica, embrulha-se individualmente a pasta em folhas de papel alumínio antes de levá-la ao forno. E assim ela será servida! Mantendo os aromas e dispersando um perfume intenso dos cogumelos e tomates no momento em que cada pessoa abre o seu cartoccio.
Ingredientes
500 g de espaguete
400 g de cogumelo paris frescos fatiados
160 g de tomates secos cortados em tiras
16 tomates italianos picados, sem pele e sem sementes
2 cebola médias picadas
1 talo grande de salsão fatiado
1 pimenta dedo de moça sem semente picada finamente
1 punhado de salsinha picada
30 azeitonas pretas sem caroço, cortadas ao meio
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Preparo
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Junte o salsão e cozinhe até ficar macio. Acrescente o tomate e cozinhe por mais uns minutos.
Junte os cogumelos e deixe cozinhar até secar a água que se desprende deles. Junte então os tomates secos e as azeitonas, acerte o sal e tempere com a salsinha e a pimenta dedo de moça.
Enquanto o molho vai cozinhando, em outra panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque a massa e deixe cozinhar pela metade do tempo instruído no pacote.
Em uma frigideira, estenda uma folha de papel-alumínio, coloque um pouco do molho e, sobre ele, a massa. Finalize com mais molho. Feche o papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por de 5 a 7 minutos.
Sirva a massa dentro do papel alumínio (cartoccio).
Oi, Felipe!
Adoramos saber que fez este clássico do nosso menu em casa e com sucesso! o/ o/
Obrigado por compartilhar a receita e te esperamos para provar o prato aqui no restaurante também. Será muito bem-vindo 🙂