Este é o Spaguetti da Kale que teve a agradável surpresa de aparecer na minha timeline do instagram. A receita é da da norueguesa @smaksminner , ta entre as favoritas da Amanda Frederickson e apareceu para mim através do perfil feedfeed. Eu estava com esta receita salva e no dia que resolvi fazer, em um domingo à noite, tinha todos os ingredientes em casa. Ela está descrita como eu realmente preparei. Falo isso pois eu fiz uma modificação que foi retirar os filés de anchova que constavam na receita original. Confesso que eu ainda quero fazer um teste: Substituir a couve por espinafre e o queijo parmesão pelo pecorino. Acredito que agradaria mais ainda o meu paladar.
Ingredientes
500g de spaghetti (Eu utilizei nero de seppia)
6 folhas de couve, com caules removidos, rasgadas em pedaços grosseiros
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho sem sementes picado
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 lata de tomates pelati
3 tomates frescos cordados em cubos
5 colheres de sopa de alcaparras
1 punhado de tomate cereja cortados no meio
Sal
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado
Preparo
Comece fervendo uma panela de água para cozinhar rapidamente a couve – ela precisará cerca de 2 minutos até ficar ligeiramente murcha. Escorra com a ajuda de uma peneira em recipiente com água e gelo para que pare o cozimento e fique com a textura al dente.
Aqueça o azeite em uma panela grande, doure o alho, o pimentão e a pimenta por um minuto. Adicione a lata de tomate, os tomates em cubos e as alcaparras. Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos mexendo as vezes.
Enquanto isso, cozinhe a massa.
Em uma panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Logo que a água ferver, coloque a massa e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
Para finalizar o molho, adicione os tomates cereja e a couve. Ajuste o sal.
Incorpore o macarrão cozido no molho, sirva com queijo parmesão ralado na hora e um pouco de azeite de oliva extra virgem..