Temos aqui o que para mim é a melhor receita de Steak Tartare. O tradicional prato francês de carne crua. Sim, carne crua! Toda vez que eu como SteakTartare lembro do episódio do Mr. Bean tentado se livrar desse prato em um restaurante. Essa receita era de um restaurante de Porto Alegre, o Vermelho BS, foi retirada do cardápio (o que é uma pena) e eu à consegui com a Ju Palma. Confesso que esse prato é um divisor de águas em função da carne crua, pois nem todos assimilam a ideia de ingeri-la. No entanto, esta receita de Steak Tartare acaba levando tantos ingredientes aromáticos que acabam quebrando esse paradigma de quem à experimenta. Amigos meus que não eram adeptos, caíram nas graças desse prato. Pois bem, agora é a sua vez!
Rendimento: 4 pessoas
Tempo: 20 minutos
Ingredientes: Steak Tartare
400 g de carne bovina (usamos coxão mole)
2 colheres (sopa) de cebola roxa picada
2 colheres (sopa) de alcaparras picadas
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) mostarda
1 colher (chá) de molho de pimenta Tabasco (utilizo o verde)
1 colher (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada finamente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Preparo do Steak Tartare
Em uma tábua, corte a carne em cubos pequenos e depois, pique-a ligeiramente com a ponta da faca, cuidando para não virar um patê. Queremos um meio termo, entre a carne picadinha em cubos pequenos e um guizado. Após isso reserve.
Em um bowl ou tigela média misture os seguintes ingredientes: a cebola roxa, as alcaparras, o ketchup, a mostarda, o molho de Tabasco, o molho inglês, a maionese, a cebolinha verde e a salsinha picadinha.
Adicione a carne na tigela e misture bem para incorporar todos os ingredientes.
Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva o Steak Tartare com fatias de pão torrado.
Boas garfadas!