Meu primeiro contato com o Tabletão mendocino foi em uma viagem para o Uruguai. Estava em Punta del Diablo caminhando próximo ao mar e avistei o que parecia ser um café. Era o La Parisina, uma delicatessen de um francês maluco. Falo maluco, pois nem nos meus mais longos devaneios imaginaria que um francês se instalaria lá e venderia doces que mais pareciam esculturas. Ao mesmo tempo, um lugar astral e democrático para tomar um simples café passado. Saí de lá com o tal Tabletão mendocino na cabeça. Alguns meses depois, em Buenos Aires, comprei um livro do Francis Mallmann e adivinha o que encontrei na sessão de sobremesas? Sim o Tabletão mendocino! Imediatamente acionei minha amiga Dani Netto, doceira de mão cheia e CEO do Eu Chef, para me dar uma mão. Uma não. Duas, pois na verdade construímos essa sobremesa à quatro mãos em uma tarde super divertida. O Tabletão mendocino me parece o primo mais próximo da mil-folhas. Eu o acho mais belo, por ser irregular e rústico. Parece mesmo biscoitos gigantes empilhados de forma aleatória entrelaçados com muito doce de leite. E na verdade, não deixa de ser.
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Ingredientes: Tabletão mendocino
2 ovos grandes inteiros
8 gemas grandes
250 ml de vinho branco que você beberia
120 g de manteiga sem sal, cortada em pedaços de 2,5 cm, à temperatura ambiente, e um pouco mais para untar as assadeiras
850 g à 1 kg de farinha de trigo
3 xícaras de doce de leite
¼ xícara de açúcar de confeiteiro
Preparo do Tabletão mendocino
Bata os ovos e as gemas juntos em um bowl grande. Acrescentar o vinho, e continue batendo. Transferira 1/3 de xícara dessa mistura ovos para um recipiente pequeno e, com a mão, junte a manteiga até que se formem pedacinhos moles de aproximadamente 1 cm. Acrescente, mexendo, ao restante da mistura de ovos. Adicione a farinha, uma xícara por vez, usando as mãos para misturar, até que se forme uma bola esponjosa, levemente pegajosa, mas que dê para manipular.
Coloque essa massa em a mesa enfarinhada e amasse levemente, acrescentando mais farinha conforme for necessário até obter uma consistência lisa e flexível. Divida a massa em 8 partes. Embrulhe separadamente em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.
Aqueça o forno a aproximadamente 190°C.
Unte com manteiga 4 assadeiras grandes.
Desembrulhe uma porção de massa e mantenha as restantes cobertas até a hora de abrir. Abra a primeira porção formando um retângulo de aproximadamente 30 x 40 cm e 3 mm de espessura. Coloque na metade da assadeira e espete com um garfo por toda a superfície. Repita o mesmo processo com uma segunda porção da massa, colocando-a aberta na outra metade da primeira assadeira. Faça o mesmo com o restante da massa nas outras 3 assadeiras.
Asse por uns 12 minutos, até que os tabletões estejam crocantes e pareçam uns biscoitos gigantes.
Montagem do Tabletão mendocino
Deixe esfriar sobre grades. Coloque um biscoitão em um prato de servir e espalhe uma camada fina de doce de leite. Cubra com um segundo biscoitão e encha também com doce de leite. Repita até que pelo menos seis camadas estejam empilhadas e besuntadas, ou as oito. Isso porque se você quiser, pode separar dois biscoitão para quebrar aleatoriamente e servir com um aperitivo.
Polvilhe a parte superior com o açúcar de confeiteiro.
Para cortar o Tabletão mendocino, utilize uma faca de serra longa com um leve movimento firme de serrote.
Já que estamos nos pampas, lhe indico servir esse doce de sobremesa pós uma bela rodada de pancho uruguaio.
Boas garfadas!