Tzatziki é uma entrada típica da culinária da Grécia e da Turquia. É perfeita para beliscar preguiçosamente no verão. Inicialmente é recebida apenas com um entusiasmo condescendente e depois com a maior voracidade pelos seus convidados. Tzatziki é tudo que você precisa tratando-se de uma entrada refrescante para um dia quente. Ela pode também acompanhar um salmão ou então um carne de cordeiro. Devo alertar que isso vicia: você vai se descobrir preparando esta salada durante todo o verão – e depois dele também. Uma dica: escolha um iogurte denso com pouco soro. Faz toda diferença na receita. Verão chega e eu tiro da prateleira o livro Nigella Verão. Daí que veio a inspiração. O livro é uma ótima referência para receitas leves e deliciosas. Eu adoro a Nigella! E como seus programas não são mais transmitidos no GNT eu reviro os livros dela.
Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo de preparo: Se você não precisar drenar o iogurte, 20 minutos. Se precisar, mais um pouco.
Ingredientes: Tzatziki
2 pepinos japoneses
1 ½ xícara (chá) de iogurte grego sem açúcar
1 dente de alho ralado
½ colher (chá) de sal
2 colher (sopa) de azeite extra virgem
Suco de ½ limão siciliano
1 punhado de folhas de hortelã fresco picadas grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo do Tzatziki
Verifique a consistência do iogurte. Se ele for muito liquido ou tiver muito soro, o ideal é drená-lo. Isso pode ser feito utilizando 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio. Forre uma peneira com eles e apoie sobre uma tigela. Coloque o iogurte na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por 45 minutos – o iogurte vai liberar o soro e ficará com a consistência mais firme, perfeita para o tzatziki. Assim que estiver mais firme, descarte os filtros, o soro, e transfira o iogurte para uma tigela.
Lave, seque, corte as pontas e passe o pepino por um fatiador de legumes para formar rodelas finas. Transfira para uma peneira , misture com o sal e deixe drenar por 15 minutos – assim a água do pepino não dilui o tzatziki. O sal ajuda a desidratar o pepino.
Após os 15 minutos, aperte delicadamente o pepino com as costas de uma colher para tirar o excesso de água. Devagar para não danificar as fatias do pepino. Transfira para a tigela com o iogurte, junte o alho ralado, o suco de limão siciliano, as folhas de hortelã picada, o azeite e misture bem. Se necessário ajuste o sal.
Finalize com algumas folhinhas de hortelã, um fio de azeite e pimenta-do-reino.
Mantenha o tzatziki na geladeira até a hora de servir.
Esta receita vai super bem com um salmão grelhado. Clique aqui e e confira a melhor receita de todas.
Boas garfadas!